Restaurantes afastados do centro de Paraty
Fazenda Bananal
A Fazenda Bananal ganha pontos por ter um restaurante lindo, com hortinhas em cima da mesa, guardanapos de pano e canudo de papel. Além disso, 90% do restaurante é abastecido com a comida que eles produzem lá (menos carbono para a atmosfera) que vem de plantação agroflorestal e hortas sem agrotóxicos.
Na época em que fui eu precisei pedir uma adaptação em um prato, mas hoje eles possuem duas opções de legumes da horta.
Endereço: Estrada da Pedra Branca, ao lado do Alambique Paratiana
Funcionamento: todos os dias das 10:00 às 18:00
Quiosque São Francisco
O único quiosque da cidade que conheço com opção vegana que sai do arroz e feijão. No quiosque São Francisco você encontra uma moqueca de banana da terra deliciosa, ela serve duas pessoas, mas você pode pedir uma porção menor se quiser para um.
Aproveite depois do almoço para deitar nas espreguiçadeiras, redes, ou ir até a Prainha que fica depois de uma trilha de 10 minutinhos.
Eles abrem também durante a noite!
Endereço: Praia Grande, Paraty
Funcionamento: todos os dias das 10:00 às 22:00
Quilombo do Campinho
Apesar do Quilombo do Campinho não ter opções veganas e, precisarmos fazer um bem bolado no prato, quero trazer ele aqui por toda a sua história e, consciência ambiental.
Com a decadência do regime escravocrata no final do século XIX, Vovó Antonica, Tia Marcelina e Tia Maria Luiza dão início ao quilombo, conduzindo o desenvolvimento do local.
Mas, caso não dê tempo de agendar a visita, vale a pena passar pelo restaurante que fica na beira da estrada entre Paraty e Ubatuba.
Para comer você pode pedir algumas porções, arroz, feijão e banana ou batata frita. Experimente o suco de Juçara, a fruta vem da palmeira juçara e lembra muito o gosto de açaí, maravilhoso!
Endereço: Campinho br 101 Km 584
Funcionamento: Todos os dias de 11:30 às 18:00 – Recomendo ligar antes ou confirmar no Facebook, pois, em algumas datas comemorativas o restaurante fecha e, em algumas ocasiões tem festa que deixa o restaurante aberto até mais tarde.
Dica extra!
Se você estiver em algum lugar que dá para cozinhar, de sexta-feira temos a feira da Agricultora Familiar com alimentos orgânicos vindo das fazendas locais e dos quilombos, ou, você pode pedir alguns legumes e vegetais com a Maria do Mercadinho Verde.
1 comment