Dicas de presentes sustentáveis e criativos

Uma bolsa, uma camisa, um perfume. Todo ano é a mesma coisa! Mas não se preocupe. Eu preparei uma lista incrível, de dicas presentes sustentáveis e criativos, que você pode dar sabendo que será original e ecológico na sua escolha. Separei opções para todos os bolsos e gostos. Aproveite e presenteie de consciência limpa.

Para algumas dessas indicações eu sou comissionada. Essa é uma forma de gerar renda e possibilitar o meu trabalho em trazer informações de qualidades para vocês. Grata por seu apoio.

O que é um presente sustentável

Sustentabilidade é um tópico muito amplo. Em termos de presente, muitas pessoas diriam que o mais sustentável é usar aquilo que já existe e eu concordo, por isso, sempre que posso opto por comprar produtos de segunda mão, nos famosos brechó ou antiquários. Mas sei também que nem todas as pessoas são adeptas a esses produtos e que nem tudo pode ser comprado dessa forma.

Então a primeira coisa que devemos pensar é que um produto sustentável é aquele vai gerar o menor impacto possível. Ainda precisamos caminhar para ter produtos realmente ecológicos e democráticos, mas uma forma para que isso aconteça é nós consumidores apoiando essas marcas ao comprá-las.

Mas se ainda é difícil encontrarmos marcas 100% sustentável, existem algumas perguntas básicas que você pode fazer para saber que vai gerar o menor impacto possível antes de comprar algo novo:

  1. Este produto foi produzido em um país com leis trabalhistas e ambientais?
    Muitas marcas má intencionadas e que visam apenas o lucro, passam a sua produção para países onde não há leis trabalhistas – o chamado trabalho análogo a escravidão – e ambientais rígidas, dessas forma eles diminuem seus custos e aumentam o lucro. Como resultado acaba geralmente um terrível impacto social e ambiental.
  2. Os ingredientes usados na composição são naturais ou ao menos não prejudiciais?
    Mais uma vez em busca diminuir os custos e aumentar os lucros, com o avanço da tecnologia muitas empresas se dedicaram a desenvolver matérias primas baratas e eficientes, mas que no final se provaram altamente tóxicas para as pessoas e para a natureza. Exemplos básicos são os dos cosméticos, como o chumbo ou os parabenos. Fuja desses ingredientes!
  3. O produto e embalagem é livre de plástico? Se não é, a empresa tem logística reversa?
    O plástico é um grande problema de extração e poluição no descarte. Um dos corpos naturais mais atingidos nisso tudo são as águas, que acabam sendo destino final de muito plástico que foi apenas jogado por aí e levado pelas águas até córregos, rios e, finalmente, o mar. Além disso o plástico é tóxico para nosso corpo e já existem diversas pesquisas que mostra a presença dele em nosso sangue, pulmão e até placenta.
    Evite produtos embalados no plástico, mas se não há alternativa, certifique-se que a empresa tenha programas de descarte correto da embalagem,
  4. Como é a responsabilidade social da empresa?
    Quando pensamos em sustentabilidade muitas vezes ligamos à natureza, mas precisamos lembrar também do aspecto social. Impacto na comunidade, tratamento com os colaboradores, são aspectos muito importantes para serem considerados se queremos empresas mais conscientes.

É hora de repensarmos nossas ações e consumo. Ainda bem que muitas marcar ecológicas estão sendo lançadas com muito mais responsabilidade e consciência! Essas Dicas de presentes sustentáveis e criativos são justamente um guia para facilitar a sua busca em um presente mais consciente. Espero que encontre seu presente ideal.

Cosméticos naturais

A pele é o maior órgão que temos, é importante saber o que deixamos passar por ela. Hoje já temos estudos que comprovam como alguns ingredientes sintéticos usados nos cosméticos são problemáticos para a saúde. Os cosméticos naturais te garantem cuidados sem agredir a sua pele ou saúde. As marcas que separei aqui são veganas e trabalham com ingredientes mais naturais, agredindo menos o meio ambiente e a sua saúde. Além disso, muitos produtos aqui tem aquele delicioso cheirinho de natureza.

Khor

A Khor é uma marca de cosméticos naturais, muito conhecida por a sua linha natural de protetor solar e pós-sol, sendo um dos mais completos do mercado no sentido de sustentabilidade, com toxicidade, protege os corais e ainda é vegano.

A Khor também possui outras linhas bacanas como os hidratantes corporais.

Herbia

Na Herbia existem vários produtos legais e diferenciados, como o protetor solar natural. A linha deles é bem ampla e é um ótimo começo para quem quer começar a usar produtos mais natural.

Eu já fiz uso do protetor, tanto para rosto quanto para a pele. O protetor de rosto da Herbia foi maravilhoso para mim. Percebi que além da proteção, ele ainda fez um bem danado para as manchas do meu rosto. O protetor de corpo é mais grosso e de difícil absorção, por isso, recomendo mais para quem vai para a praia e fica muito tempo na água.

B.O.B

A B.O.B é uma marca que oferece cosméticos sólidos, fazendo com que muito plástico deixe de ser colocado na natureza. Eu já faço uso dos cosméticos sólidos há quatro anos e posso dizer que, depois de experimentar várias marcas, o shampoo e condicionador sólido da B.O.B estão fazendo muito bem para o meu cabelo.

O que mais gosto daqui é que eles possuem várias linhas de cuidados para o cabelo: detóx, hidratação, cacheados, etc. Além disso a marca oferece kits para o banho e outros produtos como o desodorante natural.

Na minha loja da B.O.B separei os kits e produtos que achei mais legal para presentear alguém.

Jaci

Eu me apaixonei pela Jaci no momento que usei o seu desodorante natural sem bicarbonato, já que esse ingrediente em particular me dava muita alergia por ter a pele sensível. Achei a qualidade e cheirinho do produto excelentes.

Aliás, ali na Jaci você vê o cuidado com os toda a linha, é aquele cosmético que representa afeto. Você verá isso pelas embalagens ecológicas, delicadas e produtos que trabalham com muita aromaterapia. Eles inclusive já possuem linhas de presente sustentável que facilitam muito na hora da sua escolha.

BO Cosméticos (Maquiagem)

A BO Cosméticos virou a queridinha das maquiagens naturais e veganas. Na sua fórmula eles usam ingredientes naturais, óleos essenciais e muita consciência. Eu tenho a máscara de cílios com uma ótima definição.

A BO Cosméticos é um super presente.

Moda

Presta bem atenção nessa dica que vou te dar para não cair no greenwashing da moda que rola muito por aí! Por falta de informação ou por falta de ética muitas empresas falam que são sustentáveis, mais na verdade nada passa de uma mentira verde (greenwashing) para abocanhar uma parcela dos consumidores que estão preocupados como seu consumo impacta o meio ambiente. Então veja essas duas regras básicas:

  • Tecido de garrafa PET não é sustentável! Muitas marcas falam que são ecológicas por usar esse tipo de tecido, mas a verdade é que ao transformar garrafas PETs em roupa, nós acabamos impedindo que novas garrafas possam ser produzidas a partes de reciclagem e ainda criamos um monte de micro plásticos que a máquina de lavar não filtra e acaba indo parar nos rios e oceanos.
  • Algodão BCI não é sustentável! Esse também o um outro mito de marcas que, ao invés de aderirem o algodão orgânico e agroecológico, acabam investindo nesse algodão que é somente “menos pior”, mas ainda gera muito impacto, porque usa agrotóxicos, por exemplo.

Mas então que roupa sustentável você pode dar de presente? Algodão orgânico, roupas de upcycling e brechó são algumas boas opções. Vamos aprofundar nisso.

Marcas de roupas ecológicas

Algodão Orgânico e outras fibras naturais

Flávia Aranha: é uma das marcas mais antigas, conceituadas e éticas quando falando de moda sustentável. É uma marca de alto padrão, uma opção para quem está buscando um presente ecológico bem especial. Ela trabalha com algodão, linho e seda orgânica, além dos acessórios.

Manifesto Orgânico: eu comprei uma calça deles e tenho que te contar, não tiro ela do corpo. Essa é uma marca básica e clássica, com um ótimo caimento e super confortável. O melhor é que, comparada com outras marcas que usam algodão orgânico, o Manifesto Orgânico tem um preço bem legal. O atendimento também é muito bom.

Meu amor por eles virou tanto que fui pedir um voucher de desconto para vocês e consegui!

Vai lá no site e na hora de fechar a compra use o código porumRECOMECO e receba 10% de desconto na sua roupa da Manifesto Orgânico.

A Renner também têm apostado em moda sustentável. Apesar de ser uma fast fashion, que tem uma premissa nada ecológica, a Renner tem se destacado com iniciativas bem diferenciadas em relação aos concorrentes, como o uso de algodão agroecológico.

Gioconda Collective: o que mais gosto aqui é que, além das roupas, a Gioconda Collective trabalha com calcinhas e sutiã de algodão orgânico, com uma linha bem colorida e delicada. O único problema é que os estoques acabam muito rápido, então pode ser um pouco difícil você encontrar determinados tamanhos.

De Mo Dê: o diferencial dessa marca é que ela trabalha com algodão orgânico da paraíba que já nasce colorido. Ela tem uma pegada bem romântica e básica, com calcinhas e sutiãs cheias de babadinhos. Para presentear, se roupa de baixo é muito íntimo, não se preocupe, eles têm várias opções de roupas também.

Upcycling

Pegando tecidos ou roupas que que seriam jogados fora e transformando-os em novos lindos produtos, tem três marcas que são mestras em upcycling e vou deixar aqui para você:

Comas: essa é mais uma das marcas precursoras na moda sustentável no Brasil, apesar de ter sido feita por uma Uruguaia. A pegada da marca é transformar roupas que tiveram erro de produção e seriam descartadas, em novos produtos. Uma camisa, por exemplo, pode ficar uma saia, um vestido, etc.

Kitecoat: em busca de jaqueta que serve como capa de chuva e é feita a partir de materiais reciclados? Essa é a marca para você! O nome já dá a pista sobre o que se trata essa marca, jaquetas feitas a partir de pipas de Kite surf que seriam descartadas.

Calçado sustentável

Insecta Shoes: eles começaram como uma marca de sapatos que usam retalhos de tecido e solas recicladas para construir seus calçados. Unissex e moderna, a Insecta Shoes acabou crescendo muito e ampliando a sua linha para moda e acessórios, boa partes deles também feito por upcycling ou em parceria com artistas.

Vert Shoes: a Vert Shoes é uma marca francesa, que possui uma série de iniciativas legais com calçados de materiais mais sustentáveis, por exemplo, o solado que vem de borracha natural de comércio justo no Brasil. Sua linha é mais esportiva e, apesar do preço mais elevado, posso dizer que é muito confortável e duradouro os tênis deles.

Roupas de brechó

Os brechós vêm ganhando cada vez mais espaço no coração brasileiro. Essa é uma ótima opção, já que o descarte correto de roupas é quase inexistente e a produção de peças de primeira mão é causa de poluição, a 2ª maior do planeta. Existem brechós de todos os estilos, desde os que estão no galpão da igreja, que mesmo barato você pode achar coisas maravilhosas, ou os mais luxuosos que trazem peças de grife.

Uma ótima opção para presentear com roupa de brechó é através das lojas online, como a Repassa. Ali você pode ter uma infinidade de produtos e tem a possibilidade de devolução no prazo de 7 dias a partir da entrega, então se a pessoa presenteada não curtiu, é só você entrar no seu login, pedir a devolução e a pessoa pode escolher um novo produto.

Uma roupa ou acessório seu

Esse é o presente sustentável mais econômico, sustentável e sentimental da lista. Isso mesmo, se você quer presentear com um toque mais especial, dê uma peça sua. Pode ser aquele item que a pessoa sempre te elogia quando usa, diz querer ter um igual ou simplesmente algo que você ache a cara dela.


Para deixar o presente mais legal é ótimo se essa peça tiver uma história para ser contada, escreva isso na carta, deixando todas as boas memórias e energias que essa peça te trouxe, desejando que a presenteada possa receber tudo e mais.

Casa ecológica

Decoração sustentável

Nada como o lar refletir aquilo que queremos e acreditamos, por isso, os itens para a casa são uma maneira carinhosa de demonstrar cuidado. Uma peça de decoração sustentável pode vir de diferentes categoria: upcycling, matéria-prima natural e biodegradável, brechó ou antiquários, algo que você fez, artes e itens povos originários ou de produtores pequenos e locais.

Essa é a minha seleção para te ajudar:

Vasart: aquele item que vai encantar os adoradores de plantas, a Vasart produz vasos ecológicos vindo a partir de reciclagem de plástico e de calça jeans. Incrível, né? O design do vaso é lindo, sofisticado e eco.

Decoração de comunidades indígenas: esse é uma forma de trazer brasilidade, respeitar e incentivar a economia dos povos tradicionais, que são os guardiões das florestas brasileiras. A Galeria Amazônia, Jirau da Amazônia e Tucum Brasil são sites que reunem diferentes artistas e trabalhos.

Decoração upcycling: essa é uma técnica que consiste em pegar um material que seria descartado e transformá-lo em outras coisas. O que mais gosto desse tipo de decoração ecológica é que geralmente tem uma pegada muito criativa. Algumas marcas de upcycling para casa que eu adoro:

Re.tecer: cestos feitos a partir de reaproveitamento de tecido.

Projeto RL: transformando skates em acessórios de decoração.

Ciclou: esse é um projeto fantástico, que além de ter coleções já prontas, ainda oferece serviços de upycling para coisas que você já não usa mais em casa, por exemplo, roupas que podem ser transformadas em bonecas.

Objetos de segunda mão: seja um antiquário, brechó ou sites como a OLX ou Enjoei, os objetos de segunda mão são uma forma de presentear com personalidade e ainda economizando dinheiro.

Kit lixo zero

A porta de entrada para muitas pessoas que buscam a sustentabilidade é aderir o seu kit lixo zero para comer na rua sem gerar lixo descartável por aí. Esse é um ótimo, versátil, personalizável e útil presente sustentável. No meu kit lixo zero de rua eu gosto de ter:

Você pode usar minhas sugestões, criar as suas ou escolher apenas um desses itens para que seja um presente ecológico barato.

Para montar esse kit você pode buscar loja lixo zero na sua cidade, é só dar uma pesquisa no Google Maps que ele indicará a mais próxima de você. Outra opção é comprar online, como no Mercado Sem Lixo e na Mapeei que são lojas eco, ou até mesmo na Amazon que oferece alguns produtos. Além do kit, nessas lojas vocês vão encontrar infinitas opções de presentes ecológicos para a casa e de beleza.

Experiência gastronômica sustentável

Cesta de Orgânicos

Para quem busca uma vida mais sustentável e saudável, receber uma boa comida orgânica em casa é um luxo! Já pensou você receber uma cesta linda e orgânica em casa toda semana, sei lá, por um mês? Eu costumo experimentar a vida pela boca e adoraria esse presente gastronômico.

Comida orgânica é afeto! Uma refeição assim é o presente sustentável perfeito.
Image by senivpetro on Freepik


Você pode presentear com uma assinatura de cestas orgânicas, ou ir na feira e montar uma personalizada.

No primeiro caso saiba que boa parte dos programas de assinatura pedem uma recorrência, mas também deixam você cancelar quando quiser, sem multa, então é só colocar na agenda para lembrar de cancelar quando você precisar. No segundo caso, comprando na feira orgânica, lembre-se de optar por embalagens sustentáveis, como uma cesta ou uma sacola que podem ser reutilizadas. 

Alguns lugares que você pode encontrar cesta de comida orgânica perto de você:

  • Mapa de Feiras Orgânicas: oferece uma lista com feiras de comida orgânica por todo o Brasil.
  • Faz a Feira: conecta produtores familiares com consumidores, oferecendo diferentes tipos de cestas e produtos pelo Brasil.
  • Mercado Orgânico: essa plataforma oferece uma variedade imensa de produtos orgânicos, tanto os frescos, como os de mercearia.
  • Mercado Diferente: comida orgânica com preço acessível, o Mercado Diferente oferece em São Paulo e Grande São Paulo uma cesta com orgânicos que não atendem o padrão de mercado e seriam descartados, quando na verdade ainda são excelentes para serem consumidos.

Kit de gastronomia sustentável

Bem parecida com a lógica das cestas de orgânico, que é mais voltada para produtos frescos, você pode presentear também com um kit de gastronomia sustentável, apostando em produtos diferenciados, de produtores locais e conscientes. Geléia, café, farinhas e muitas outras opções orgânicas:

Deveras Amazônia: essa é um produtor que eu venho acompanhando de perto. Eles transformam saberes amazônicos em sabores e possuem vários produtos que me surpreenderam, como a Geleia e conserva de Vitória Régia, Café de Açaí ou Licor de Camu-Camu. Ainda tem muita mais coisa lá, este ano eu presenteei uma amiga com um kit de geleia da Deveras e foi um sucesso.

Chocolate orgânico: gente, vamos combinar, chocolate de qualidade, orgânico e vegano? Se quiser me dar de presente eu aceito! Algumas marcas que já provei e recomendo para um kit de presente sustentável são:

Chokolah que trabalha com cacau da Amazônia;

Amma com uma linha enorme de chocolates com cacau da Amazônia e da Mata Atlântica;

Na’kau que trabalha fortemente com produtores locais, como indígenas, ribeirinhos e caboclos.

Vinho vegano e sustentável: este também é um presente delicioso para as celebrações. A Bodegas Esteban Martins é um dos exemplos de rótulos que veganos e práticas sustentáveis, contando com diferentes uvas como Shyra, Chardonnay, Garnacha e outras. Confira toda a linha de vinhos veganos da Esteban Martins.

Curso de sustentabilidade

Quer um presente mais sustentável do que um curso de sustentabilidade? Esse, sem dúvida, será um presente mega especial para quem busca uma vida sustentável, já que esse caminho é cheio de truques e descobertas e é super legal ter alguém que já caminhou para ajudar nesse processo.

Sustentabilidade, ecologia profunda na prática – esse é um curso dado pela Aline Matjula através da plataforma Yam. A professora é engenheira ambiental, ativista, uma celebridade no Instagram e uma das apresentadoras do programa Menos é Demais no Discovery Home and Health Brasil. Ela tem uma maneira leve, divertida e profunda de falar sobre o tema. Amo a ecologia profunda, pois através dela, a pessoa não irá só conhecer mais sobre sustentabilidade, mas mudará seu olhar sobre o mundo.

Menos 1 lixo em casa: mais do que uma empresa que vende copo, a Menos1Lixo é uma plataforma de educação ambiental, que foca em ajudar as pessoas a entenderem mais sobre sustentabilidade. Um curso mais prático que ajudará a diminuir o lixo no dia a dia.

Curso Diplomado de Design em Permacultura: esse é um presente perfeito para quem quer aprofundar no tema de sustentabilidade, conhecendo mais de perto a Permacultura e ainda saindo com um diploma do curso oferecido pela UniPermacultura.

Livros de sustentabilidade para dar de presente

Sustentabilidade, zero lixo, regeneração, ecologia profunda. São muitos os assuntos ligados ao tema principal, viver de uma maneira mais sustentável. Aqui separei uma seleção de livros, desde os mais simples e práticos, até os mais filosóficos para ajudar seu presenteado neste caminho de expansão de consciência.

Deixarei aqui algumas leituras que amo e recomendo.

Uma vida sem lixo: Este livro traz dicas práticas sobre como realizar trocas no seu dia a dia para uma vida sem lixo. É um manual muito interessante e fácil para ajudar quem está no início da trajetória zero lixo.

A mágica da arrumação: Livro de Marie Kondo, eu posso te contar que esse foi um dos primeiros livros sobre minimalismo que eu li e ele me ajudou muito a repensar meu consumo. Através do “A mágica da arrumação” eu aprendi a como organizar a minha casa, liberar energia e ter uma vida minimalista.

A Teia da Vida: Este livro aborda sobre a teia invisível para olhos destreinados, que conecta todos os seres da Terra, fazendo com que estejamos todos ligados de alguma maneira. Frijot Capra consegue elucidar porque a ação de cada grupo interfere na vida de todo o planeta.

A Vida não é útil: uma obra de Ailton Krenak ,um dos maiores líderes e pensadores indígenas da atualidade, que reflete sobre como a nossa forma de viver e consumir está afetando o ambiente e nossa própria qualidade de vida.

A política sexual da carne: um livro crítico sobre como o pensamento de dominância masculina está por trás de padrões do abuso com diferentes corpos: das mulheres, animais e natureza. Esse é um convite para que mulheres e homens reflitam sobre os antigos padrões opressores que ainda carregamos em nossa cultura.

Gaia: Alerta Final: James Lovelock aponta como as previsões sobre a crise climática estão se concretizando e como isso está afetando a vida na terra. O autor ainda reflete sobre como a Teoria de Gaia, que trata da conexão de todos os seres da Terra, é a única saída para a emergência climática.

O Mundo mais Bonito que nossos corações sabem ser possível: este é um livro que trouxe muitas reflexões e um tanto de esperança sobre um futuro possível, ecológico e mais conectado. Charlie Eisentein aborda sobre a transformação de era que vivemos, a Era da Separação e o do Interser. Este é um livro para inspirar qualquer coração.

Experiência de viagem sustentável e responsável

Se o foco do seu presente é para alguém que ama viajar, saiba que existem presentes incríveis voltados para o turismo e que isso pode ser feito com muita responsabilidade, respeitando a natureza e as comunidades locais, incentivando o pequeno comércio, deixando um impacto positivo no destino e memórias inesquecíveis para o viajante. Separei três tipos de experiência de viagem sustentável e responsável:

Assinatura de plataforma para turismo voluntário

Já ouviu falar sobre essa modalidade de turismo? O volunturismo é viajar fazendo voluntariado e, dentre as várias opções que existem, há uma que os amantes da natureza preferem, o trabalho em ecovilas e projetos sustentáveis. Essa é realmente uma experiência incrível e transformadora, eu mesma comecei todo o meu processo do Por Um Recomeço em uma viagem de volunturismo.

Eu já fiz 11 voluntariados enquanto viajo e recomendo muito a experiência. Eu mesma adoraria ganhar um plano da Worldpackers!! rs

Para esses projetos indico dois sites, o Workaway, especializado justamente em vivência no campo e a Worldpackers, que tem desde opções de voluntariado em hostel até programas ecológicos ou ONG’s.

Com a Worldpackers eu já tive cinco experiências de voluntariado e eu adorei usar a plataforma pela sua variedade de vagas, facilidade de navegar na página e materiais que ajudam os viajantes, dos mais novatos até os mais veteranos, com vários conteúdos no blog ou cursos oferecidos dentro da plataforma.

A assinatura com a Worlpackers dura um ano e tem quatro modalidades:

  • Trips Solo: para quem quer apenas viajar sozinha, no valor de US$49,00.
  • Packs Solo: para quem quer viajar sozinha e também aproveitar os cursos sobre viagem e nomadismo digital da Worldpackers, no valor de US$99,00.
  • Trips Casais / Amigos: para quem apenas viajar com mais uma pessoa. Mas atenção, se você assina esse pacote só pode se candidatar para as vagas com a sua dupla, no valor de US$59,00.
  • Packs Casais / Amigos: para viajar em dupla e aproveitar os cursos, no valor de U$119,00.

Hospedagem sustentável

Hoje existem várias opções de hospedagem sustentável pelo Brasil. Como a lista para o Brasil todo seria muito extensa, vou deixar algumas dicas para você encontrar uma hospedagem sustentável:

Piscina com tratamento natural da água, sem cloro! No Banana Bamboo Ecolodge
  1. Procure pelo nome ecolodge, essa é a terminologia para hospedagem eco. Via de regra essas hospedagens trabalham a sustentabilidade nos seus princípios.
  2. Busque hospedagens que são feitas de bioconstrução, chalés de madeira, construções de barro e outras iniciativas como reaproveitamento de água, tratamento do esgoto, são bons indicativos.
  3. Se informe quais iniciativas eco o hotel possui, como horta orgânica, cuidado com os animais, reciclagem, entre outros.
  4. Veja se o hotel trabalha com operadores de turismo local, isso é muito importante para garantir que o dinheiro não está indo para grandes corporações e que a comunidade está sendo beneficiada pelo turismo.
Booking.com

Um tour consciente

Uma opção que pode ser um adicional muito legal para uma viagem que o presenteado fará é dar um tour consciente para incrementar a viagem ou até mesmo um tour legal que faça ele conhecer melhor a própria cidade com um olhar sustentável. O legal dessa opção é que podemos encontrar opções de presente mais baratas até as mais elaboradas. Aqui estão algumas iniciativas inspiradoras de turismo consciente pelo Brasil:

Cicloturismo ecológico no Rio Grande do Sul com a Via Ecológica Serra dos Tapes, com direito a conhecer comunidades locais, agrofloresta, provar comida orgânica e muito mais.

Experiência de turismo responsável com o Coletivo Muda! que indica vários tours interessantes e sustentáveis pelo Brasil.

Se você quer visitar o Rio de Janeiro e conhecer atrações além do óbvio, vale a pena fazer um tour com Sou+Carioca, que disponibiliza vários roteiros alternativos e conscientes na cidade maravilhosa.

Presenteie com uma sessão terapia holística

Nada mais sustentável do que cuidar de nós mesmos, afinal, quando estamos saudáveis, fica mais leve cuidarmos do mundo com carinho e equilíbrio. Eu amo fazer terapias, e elas foram essenciais para me descobrir e começar a ter uma vida mais sustentável. Agora vou deixar uma lista bem especial com profissionais que já me atenderam, foram testadas e aprovadas. 

Stefanny Bauman – psicóloga, consteladora familiar, e terapeuta floral. O ideal aqui é presentear com uma sessão particular de constelação familiar ou terapia floral. Com ela consegui identificar muitos padrões de relacionamento e de trabalho, e me abrir para novas possibilidades que não conhecia.

Beatriz Sabô – terapia menstrual, escuta das emoções e multidimensional. Essa bruxinha consegue ir bem no fundo de nossas crenças. Os trabalhos que tive com ela sempre foram carinhosos e tranquilos, mas sem deixar de me dar aquele “acorda para vida”.

Rafaella Pisano – thetahealing, mesa quântica estelar e aromoterapia. A Rafa tem uma visão holística sobre as questões a serem trabalhadas, e além das terapias, dá dicas super legais sobre óleos, pedras e autoconhecimento.

Meiry Akemi – mais uma consteladora na lista, por que amo! A Meiry trabalha com constelação familiar, mas tem o foco em atendimentos coletivos. É muito legal para quem quer participar como observador antes de fazer sua própria constelação.

José Rezek – que tal uma leitura de Mapa Astrológico? O Rezek, é um astrólogo que faz um atendimento super bacana e completo, incluindo sobre o kharma que viemos trabalhar e que direção seguir para resolvê-lo, ou para quem entende, a calda e cabeça de Dragão. Além dos atendimentos pontuais, ele ainda faz um pacote com algumas sessões de acompanhamento.

Gostou das dicas de presentes sustentáveis? Então assine a newsletter para receber mais dicas de uma vida eco em primeira mão.

E-mail*

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Renata
Renata G. Ferreira
Perfil
Close

Por um Recomeço

Por Renata G. Ferreira

Por um Recomeço © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close