Florianópolis para veganos, onde se hospedar e comer

Vai visitar a Florianópolis e quer saber onde se hospedar e comer no melhor estilo vegano? Morei 4 meses na Ilha da Magia e aqui está tudo o que descobri para tornar a sua viagem mais deliciosa, consciente e amiga dos animais. Conheça o guia Florianópolis para veganos, onde se hospedar e comer.

Melhores lugares para veganos se hospedar em Florianópolis

Vamos começar falando da hospedagem? Apesar de Florianópolis ser conhecida como um polo de inovação e sustentabilidade, não é todo lugar na ilha que terá opções para veganos. Para te falar a verdade até me surpreendeu como em algumas áreas de Floripa é bem difícil encontrar opções veggies. Mas não se preocupe, é exatamente por isso que estou aqui, te ajudar a encontrar as melhores opções veggies na Ilha da Magia.

Por exemplo, a parte norte, Jurerê, Praia dos ingleses e Canavieiras, são lugares com menos opções. Enquanto a parte leste e sul da ilha são mais amigáveis com os veganos, como a Lagoa da Conceição, Rio Tavares e Campeche, então esses são os lugares que são melhores também para se hospedar, devido à facilidade de encontrar opções para comer por perto.

Essas são as opções de hospedagens que oferecem opções veganas em Floripa*:

Espaço Manjericão – Hostel na Lagoa da Conceição

Hostel e restaurante, o Espaço Manjericão está localizado na Lagoa da Conceição, um dos bairros mais veganos da ilha. O hostel é um lugar tranquilo, em uma rua com algumas opções de restaurantes e muitas residências. Ele está ao lado de uma montanha, o que dá um visual bonito e você pode ir caminhando para atrações como a Lagoa da Conceição ou a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 

Para hospedagem eles oferecem quartos coletivos, privativos e família. É um hostel charmoso, que oferece espaços sociais para que os hóspedes possam confraternizar e tornar a viagem um momento ainda mais rico, além de ter iniciativas sustentáveis, como fazer compostagem no restaurante.

Alguns finais de semana o Espaço Manjericão recebe eventos, como a Feira Vegana de Floripa. Além da hospedagem, eles ainda contam com um restaurante aberto ao público. Quer mais? Você pode voluntariar neste espaço vegano em Florianópolis pela Worldpackers. Quando eu estive no hostel conheci voluntariados que estavam há algum tempo ali, muito felizes com a experiência que estavam vivendo. 

Soluna Espaço Veg – Conexão com a natureza na Lagoa da Conceição

O Soluna é uma hospedagem perfeita para quem quer total contato com a natureza em Florianópolis, para aqueles viajantes que querem sustentabilidade, veganismo e beleza em um lugar, hospedando-se em uma ecovila. Localizado na Costa da Lagoa, para chegar na hospedagem você pode ir de barco coletivo ou por trilha.

Durante a baixa temporada eles oferecem a oportunidade de coliving, ou seja, você poderá alugar durante alguns meses, um chalé e ter a experiência em viver em uma comunidade intencional e ecológica. Agora, durante a alta temporada, você pode se hospedar por alguns dias em um chalé, quarto, geodésica ou camping. Ainda, fique de olho na página deles, pois durante o ano acontecem eventos e retiros no local.

O Soluna Espaço Veg também oferece vagas para voluntariado ecológico e é perfeito para o viajante que quer aprender mais sobre sustentabilidade na prática.

Casa D’elas – Hospedagem para mulheres – Campeche

Apesar de não ser exclusiva para mulheres, o nome dessa hospedagem já diz tudo, ela é, sim, a Casa D’elas. Tocada por duas viajantes apaixonadas por experiências, Tami Lavor e Mari Shroth, a dupla oferece expedições para mulheres e também recebe hóspedes em sua casa, no clima intimista, na praia do Campeche.

A Casa D’elas é realmente essa sensação de estar trocando de perto a experiência com amigos. Na grande casa, que recebe diversos eventos, você ficará hospedado em um quarto aconchegante na área externa. Na cozinha elas oferecem um café da manhã delicioso vegetariano e vegano.

O diferencial nessa hospedagem também está em poder experienciar a ilha neste clima de amizade. No final, os hóspedes, as anfitriãs e suas amigas, muitas vezes acabam desenvolvendo amizade e curtindo a ilha juntas.

Naatooh – hospedagem boutique em Santo Antônio de Lisboa

Quer uma hospedagem com opções veganas e sofisticação? Esse hotel boutique e cheio de charme é a opção ideal para você! Localizado em Santo Antônio de Lisboa, um bairro histórico e um polo gastronômico em Florianópolis, o Naatooh conta com diferentes suítes e bangolo com direto a todo o conforto, contando com opções com piscina privativa, banheira e vista para o mar.

O Naatooh não é totalmente vegana, mas você pode avisar com antecedência sua preferência que eles providenciam o café da manhã com essa opção. Ainda, essa é uma pousada petfriendly, então já pode enviar um convite para o seu pet embarcar nessa aventura, ele vai adorar!

Restaurantes veganos em Florianópolis

Lagoa da Conceição

Espaço Nutrir Restaurante – vegana, saudável e por quilo

Comida vegana e natural é no Espaço Nutrir. O restaurante oferece opção de buffet, onde você pode comer a vontade ou por quilo, e ainda um café colonial que acontece de tempos em tempos onde você pode comer um belo café da tarde com opções salgadas e doces veganas, é para se acabar! 

O ambiente é amplo e super tranquilo, daqueles que você entra em um estado de paz só de chegar. O Espaço Nutrir ainda tem uma lojinha com comidas e cosméticos veganos. Outra coisa que adoro ali é a oferta de kombucha sem lixo, já que ela é servida em uma máquina, estilo aquela de chopp, e a kombucha é deliciosa.

Endereço: Av. Afonso Delambert Neto, 853 – Lagoa da Conceição
Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 15h
Saiba mais: www.instagram.com/espaconutrir.restaurante

Artesano Pizza Bar – pizza artesanal

Pizzaria artesanal feita no forno a lenha, a unidade da Artesano na Lagoa da Conceição tem um clima intimista. Durante os finais de semana rola música ao vivo e no inverno tem lareira acesa e cobertor para deixar tudo mais aconchegante. 

Todos pratos de opções vegetarianas no cardápio contam com a opção que leve ingredientes veganos também, inclusive com direito à borda recheada com requeijão vegano. Eles ainda contam com uma ampla variedade de entradas e com três opções de sobremesa vegana, como um bolinho vegano e sem glúten feito com queijo frescal de castanha de caju.

Endereço: Servidão das Palmeiras Nativas, 123 – Lagoa da Conceição
Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 23h30
Saiba mais: www.instagram.com/artesanopizzabar

Espaço Manjericão – prato feito e feira vegana

Você já conheceu neste artigo o Espaço Manjericão por ser uma opção de hospedagem vegana em Florianópolis. Mas você sabia que eles também abrem o restaurante para o público geral? Em seu grande quintal estão algumas mesas embaixo de árvores, no melhor estilo praieiro. 

Durante o almoço eles oferecem pratos comerciais, onde pagando R$27,00* você recebe a entrada, prato principal e sobremesa. Pratos a la carte e também café da manhã para hospedes e não hospedes por R$25,00*

Endereço: R. João Pachêco da Costa, 183 – Lagoa da Conceição
Horário de funcionamento: R. João Pachêco da Costa, 183 – Lagoa da Conceição, 
Saiba mais: www.instagram.com/hostelmanjericao

Ahimsa Burguers – lanches, salgados e sobremesas veganas

O Ahimsa Burguers é uma parada obrigatória para quem quer hambúrguer, cachorro-quente e salgados veganos. A lanchonete, 100% vegana, oferece uma porção de combos com lanches e salgados variados e, para quem quer um docinho, também há a opção de churros vegano (eu amo o churro deles) com ganache de chocolate ou milkshake vegano.

Para quem quer levar as delícias, o Ahimsa Burguers também oferece seus hamburguers e salgados congelados para você preparar em casa.

Endereço: R. Manoel Isidoro da Silveira, 450
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 17h às 23h
Saiba mais: www.instagram.com/ahimsaburgers

O Araça Botequim – Feijoada Vegana e chopp

O Araça Botequim é uma casa charmosa de esquina, muitas vezes toca música ao vivo e tem uma boa variedade de chopp. Vou ser sincera em dizer que o cardápio com opção vegana é bem tímido, tem um lanche que não achei grande coisa, porém, a feijoada vegana que eles oferecem aos sábados é uma delícia. Vale a pena passar uma tarde de sábado ali para provar a feijoada, acompanhada com uma roda de choro. 

Endereço: R. Manoel Isidoro da Silveira, 450 – Lagoa da Conceição
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 15h | terça a domingo, das 18h às 00h | sábado Feijoada e Botequim, das 11h às 00h
Saiba mais: www.instagram.com/oaracabotequim

Messkla Cafeteria – Café, salgados e doces veganos

A Messkla Cafeteria tem um ambiente descolado: um quintal com mesinhas baixas, mesas normais na parte externa, onda há também um piano, e outras na parte interna do café. Esse é o café com maior variedade para veganos ali na região, conta com torrada, lanche e até queijo quente vegano, doces e cafés com opção de leite vegetal.

O local é legal para levar o seu computador e trabalhar por algumas horas, eles têm uma boa internet. Porém, a música, especialmente na área interna, pode atrapalhar algumas pessoas, caso seu objetivo seja ir trabalhar.

Endereço: Av. Afonso Delambert Neto, 885 – Lagoa da Conceição
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 19h | Domingo, das 9h às 18h
Saiba mais: www.instagram.com/messkla

Café Cultura – Café com leite vegetal

O Café Cultura é bem conhecido na ilha e possui várias unidades. Eu vou falar aqui especificamente da unidade da Lagoa da Conceição, que é onde eu frequentava. 

O local é amplo e o café e linha de bebidas com leite vegetal são uma delícia. Eu fui lá muitas vezes, o que prova que eu gostava, especialmente do café, porém, tem alguns pontos que para mim foram negativos, a oferta de comida vegana ainda é pouca, uma opção de salgado e uma de doce, tem também alguma coisa de lanche. A internet nessa unidade também era ruim, então quando eu ia trabalhar, muitas vezes precisava recorrer a usar a internet do meu celular. De resto, o ambiente é legal, o atendimento bom e o café bem gostoso.

Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 635
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 20h.
Saiba mais: www.instagram.com/cafecultura

Costa da Lagoa

Soluna Veg – café descolinial vegano

O Soluna Veg, que oferece hospedagem, também tem restaurante aberto ao público por meio de eventos ou com agendamento na alta temporada. Entre os eventos que oferece está o Café Descolonial, com mais de 20 opções veganas, salgadas e doces. Nessas visitas você pode aproveitar e agendar um horário com um dos terapeutas holísticos do Saluna Veg para receber massagem, terapia com Sound Healing, tirar cartas de tarot, etc.

Endereço: Servidão Caminho Costa da Lagoa 300 – Lagoa da Conceição
Saiba mais: www.instagram.com/solunaveg

Recanto da Natureza – moqueca vegana

Quer passear pela Costa da Lagoa e fazer uma refeição vegana? O Recanto da Natureza fica no ponto 16, que é justamente a parada de muitos viajantes que estão em busca de conhecer a cachoeira da costa. Para chegar no restaurante você pode ir por trilha, cerca de 7km de caminhada, ou ir de barco e parar no ponto 16. O legal aqui é que o Recanto da Natureza oferece transporte de barco gratuito para quem comer lá, é só entregar em contato e agendar.

Como opção vegana eles oferecem uma moqueca que é uma delícia e porções como legumes, feijão e complementos.

Endereço: Ponto 16, Caminho Servidão da Costa
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
Saiba mais: www.instagram.com/restauranterecantodanatureza

Praia do Mole e Barra da Lagoa

Coquille Sabor Café, Mirante Ahau – Tortas doces veganas

Este é a minha cafeteria preferida em Florianópolis, tanto pela linda vista para a Lagoa da Conceição, com direito a um belo pôr-do-sol quando as nuvens dão uma trégua e o céu está limpo, quanto pelas opções de doces veganos, de longe as melhores tortas que provei na ilha. Os sabores das tortas podem variar, mas estão geralmente as de limão, maracujá e alguma de chocolate. 

Para chegar no Coquille Sabor Café, que fica no Mirante Ahau, próximo à Praia do Mole, você pode ir de carro e parar no estacionamento do local, ou pegar o ônibus que vai até a Barra da Lagoa e parar no ponto ao lado do mirante.

Endereço: Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 1747 – Barra da Lagoa
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h 
Saiba mais: www.instagram.com/coquille_saborcafe

Selina – restaurante com opção vegana na praia

A rede de hostel Selina está presente na Praia do Mole em Florianópolis. Mesmo que você não esteja hospedado no hostel, pode visitar o restaurante The Pool Bar & Restaurantes, tanto o que fica dentro da hospedagem, quanto o que fica na beira da praia. O ambiente da praia é super descolado, estilo bar, e fica em uma das praias mais badaladas da ilha. 

Você pode curtir um dia de Sol, com música que geralmente está no bar, enquanto vê os surfistas no mar ou, quem sabe, você é experiente o suficiente para surfar ali também! Como opção vegana eles oferecem um toast de abacate e uma moqueca vegana com uma farofa que vale a pena provar! E para adoçar o seu dia, há opção de cocada vegana.

Endereço: Rod. Jorn. Manoel de Menezes – Barra da Lagoa
Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 7h às 22h30 | sexta e sábado, das 7h às 23h30
Saiba mais: www.instagram.com/thepoolfloripa

Nosso Lounge – comida caseira

O Nosso Lounge não é um restaurante vegano, porém, eles são sempre muito receptivos e sempre oferecem adaptações. Fui lá algumas vezes e sempre me preparavam verduras de uma forma deliciosa para acompanhar o feijão, arroz e batata-frita. Tudo simples, com aquele saber de comida caseira muito bem preparada. 

Um plus nesse restaurante é a vista para o canal e a praia da Barra da Lagoa. Ali você pode desfrutar da sua refeição, enquanto vê o movimento dos pássaros, as crianças brincando no canal e os surfistas pegando ondas no mar. 

Endereço: Servidão Caminho da Prainha, 52 – Barra da Lagoa
Horário de funcionamento: Alta temporada, todos os dias, das 11h às 16h / Baixa temporada, sábado, domingo e feriado, das 11h às 16h.
Saiba mais: (48) 984183997

Campeche e Armação

Bija – ingredientes frescos e locais

Opções consciente e saborosas do campo ao prato. Essa é a proposta do Bija, o restaurante comandado pelo chef Fabiano Gregório, participante do movimento Slow Food, que presa pela qualidade dos alimentos de boa procedência, considerando a saúde do consumidor, do produtor e da natureza.

Este não é um restaurante vegano, mas ele oferece boas opções plant-based em seu cardápio, que conta com café da manhã, almoço, janta e padaria. O cardápio pode variar já que, consciente como é, opta por ingredientes da estação. O que posso te assegurar é que as misturas de sabor são únicas e deliciosas.

Endereço: Shopping Oka Floripa, SC-405, 4397 – Campeche
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 10h às 22h / Domingos e Feriados, das 11h às 20h.
Saiba mais: www.instagram.com/bija_bijajica

Capoora – almoço e café veganos

Para almoço e café totalmente veganos no Campeche você pode contar com o Capoora, um espaço afetivo, daqueles que dá vontade de passar o dia inteiro desfrutando do seu quintal e dos alimentos saborosos que oferecem.

Além das refeições veganas, o Capoora ainda oferece produtos naturais e/ou com pegada ecológica, aulas de yoga e um espaço para as crianças brincarem. Alguns finais de semana eles promovem festas, como nos meses de julho, com a festa julina.

Endereço: Av. Pequeno Príncipe, 1202 – Campeche Central
Horário de funcionamento:
Almoço Segunda a sábado, das 11h30 às 14h30 / Domingo, das 12h00 às 15h00
Café – terça a sábado, das 8h00 às 11h30 e 14h30 às 18h00
Saiba mais: www.instagram.com/caaporaculturas

Sehat – comida asiática

Sehat oferece comida asiática com opções veganas em Florianópolis. Dentro do seu cardápio vegano estão opções salgadas como nasi gooreng, sezame, sapparot e curry, enquanto nas doces estão o brownie, docinhos crudi, mini cheesecake e torta de banana com chocolate.

Quando estive no restaurante provei o curry e achei o prato excelente, tanto que voltei mais uma vez para comer. Estava bem servido e equilibrado nos sabores. O único ponto negativo é o atendimento, são boas pessoas, mas é atrapalhado, na primeira visita tiveram muitas dúvidas na hora de anotar e na segunda visita me trouxeram prato com carne, teve que voltar e me preparam um novo. Então busque deixar claro o seu pedido e confirmá-lo com a pessoa que te atendeu. 

Endereço: Av. Pequeno Príncipe, 859 – Campeche
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
Saiba mais: www.instagram.com/sehatfloripa

Aurora – prato comercial com hambúrguer vegano

Uma das únicas opções veganas entre as praias Armação e Matadeiro, o restaurante Aurora oferece o bom e velho prato comercial: arroz, feijão, batata-frita, salada e hambúrguer vegano para acompanhar. 

Essa é uma boa opção na região para depois de um dia de praia. Um restaurante simples, caseiro, com preço acessível e cerveja (ou suco) gelada. 

Endereço: R. Fernando Beck, 15a – Armação
Horário de funcionamento: terça, quinta e sexta, das 11h às 15h30 / sábado e domingo, das 11h às 16h
Saiba mais: (48) 99124-5030

Centro

Colher de Pau – Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis é um polo gastronômico, com diferentes restaurantes, música ao vivo e muitos turistas que vão aproveitar a tarde para provar a comida local, porém, nem sempre é fácil encontrar ali opções veganas, por isso, fico feliz em indicar o Colher de Pau.

Esse restaurante oferece moqueca vegana que serve de 2 a 3 pessoas. O Colher de Pau fica no Box 06, na área principal do mercado e funciona durante o almoço e happy hour.

Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60 – Box 06 – Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h / sábado e domingo, das 10h às 17h
Saiba mais: (48) 3039-0108

Bugio Centro – comida vegana e música ao vivo

Procura um bar com opções veganas em Floripa? Experimente ir ao Bugio Centro Bar. Esse bar está em uma casa antiga, com aquele estilo “pareço abandonado, mas tem muita coisa boa rolando aqui”. Apesar de ter um pequeno palco do lado de dentro, é na rua que a festa geralmente acontece. Todos os dias esse bar, que também é um espaço cultural, recebe atrações musicais, que vai desde forró, roda de samba, choro, até música eletrônica.

Além da música, o Bugio também oferece comida e bebidas, como chopp e kombucha. No seu cardápio estão disponíveis opções vegetarianas e veganas, como a feijoada que rola aos sábados. 

Endereço: R. Victor Meirelles, 112 – Centro
Horário de funcionamento: consultar agenda de eventos.
Saiba mais: www.instagram.com/bugiocentro

Com o guia Florianópolis para veganos, onde se hospedar e comer você poderá aproveitar ao máximo a ilha, sem ter que se preocupar onde tem um cardápio amigável com você e com os animais. Aproveite o passeio!

*ao fazer a reserva em um dos hotéis recomendados neste artigo, o Por um Recomeço recebe uma comissão. Essa é uma forma de possibilitar que este blog continue te trazendo informações de qualidade.

Leia também:
Dólmen da Oração: uma reza aos antepassados, Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Renata
Renata G. Ferreira
Perfil
Close

Por um Recomeço

Por Renata G. Ferreira

Por um Recomeço © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close