Once Journeys for Woman: a agência que conecta mulheres no México

Ao chegar no México, além da explosão de cores vibrantes, decoração com caveiras, cactos e flores, comida saborosa, tradição e modernidade juntas, você também encontrará uma história de luta feminina. Com a Once Journeys for Woman: a agência que conecta mulheres no México, eu conheci um país que poucos querem falar e uma força feminina que inspira.

Quando cheguei na Cidade do México, o país havia acabado de eleger sua primeira presidente mulher, Claudia Sheinbaum, que carrega em sua imagem a esperança de uma nova perspectiva para as mexicanas, já que o país enfrenta um grande problema de violência, registrando, em média, 11 feminicídios por dia.

Encontrar mulheres na estrada é criar uma comunidade de afeto e segurança nas viagens. E em países latino americanos, marcados pelo machismo, essa simples ação chega a ser um ato de proteção.

Vagão feminino no transporte público. O México é perigoso para mulheres que viajam sozinhas?

Enquanto, na capital do país, os ônibus e metrôs possuem vagões separados para mulheres, sendo uma evidência clara de que nós, do sexo feminino, precisamos ficar atentas, por outro lado, havia alguns fatos de extrema atenção, mas que não são falados abertamente.

Então, quando ouvia a pergunta “O México é perigoso para mulheres?”, vinda de pessoas conhecidas e também de outras viajantes que iam chegando no destino depois de mim, eu respondia “Olha, eu não me senti acuada em nenhum momento, mas parece que temos que ter atenção sim”, especialmente por saber que o país está em quarto lugar na lista popular sobre os lugares mais perigosos para mulheres.

Once Journeys for Woman, um tesouro para mulheres viajantes no México

PAUSA - talvez sua curiosidade maior agora seja ler o que eu descobri sobre o México e segurança das mulheres, mas, antes de falar sobre isso, vamos entender quem me levou nessa jornada de conscientização?

Andei nas ruas da Cidade do México e peguei transporte sozinha, confesso que, talvez pela experiência de viajar pelos países latinos-americanos, me senti tranquila e segura. Mas foi em Oaxaca que entendi que a segurança da mulher no país é muito parecido com a realidade de outros países latino americanos com forte machismo e como, sem dúvida, a vivência de uma viajante nunca será a mesma de uma nativa.

Por isso, gosto de pensar que encontrei um tesouro para mulheres viajantes, que gostariam de conhecer verdadeiramente o México, a agência Once Journeys for Woman.

once life journey leva mulheres para viajar com seguranca ao mexico
Maria de la Concepción e Bianca Bodero Izquierdo, fundadoras da Once Journeys for Woman

Fundada pela brasileira Bianca Bodero Izquierdo e a espanhola Maria de la Concepción (Concha), a agência nasce depois de uma jornada pessoal de Bianca, que buscava lugares autênticos e responsáveis para vivenciar sua ida ao país.

Nessa caminhada, que unia sustentabilidade e busca espiritual, a vida das duas se cruzaram, depois de muitas pessoas apontarem que elas PRECISAVAM se conhecer. E a história não nega, este encontro resultou em um potente projeto de fortalecimento e união de mulheres do México e no México.

Trabalhar com roteiros voltados para mulheres foi uma trajetória natural. Ambas fundadoras eram conectadas com processos de curas e tinham sede dos conhecimentos ancestrais daquela terra. Com o tempo, elas perceberam que seus roteiros não deveriam ser apenas uma imersão cultural, mas um ambiente seguro e inspirador para outras viajantes.

Atualmente a agência, que tem sede em Oaxaca, realiza viagens por todo o México, com um calendário fixo voltado para grupos de mulheres ou com a possibilidade de roteiros personalizados para grupos mistos.

Uma agência de turismo voltado para mulheres é uma forma de resistência e empoderamento.

A arte que empodera mulheres em Teotitlán del Valle 

Agora que você já tem a premissa da história e a chave que recebi para ampliar a minha visão sobre minha o México ser ou não ser um país perigoso para pessoas do sexo feminino, chegamos ao ponto de falar sobre como nem tudo é o que parece, especialmente aos olhos dos viajantes, que muitas vezes são recebidos para conhecer apenas a superfície do destino. Vamos então para a verdade por trás de Teotitlán del Valle e como a arte se tornou uma ferramenta de empoderamento para mulheres.

Teotitlán del Valle é um tradicional vilarejo de Oaxaca, parada quase que obrigatória para quem visita a região e quer conhecer um dos mais ancestrais e bonitos trabalhos artesanais do México: os tapetes tingidos com tintas naturais e as velas de cera de abelha.

Este vilarejo é amplamente conhecido por seus artesanatos e, praticamente todo ele vive da venda dessas artes. Eu tive a oportunidade de visitar duas vezes o local:

  1. No primeiro tour, fui recebida por mulheres de uma família que mostraram como é o processo de tingimento natural, toda a diversidade de plantas, minerais e sementes que elas usam para criar o processo alquímico de trará cores vibrantes para as lãs dos tapetes, ou para a cera das velas.
  2. No segundo, descobri como essas mulheres estão há décadas lutando por seu espaço em Teotitlán del Valle.

Machismo estrutural em Teotitlán del Valle

Teotitlán del Valle, apesar de ser um lugar potente, é também um pequeno povoado, com uma forte comunidade, que vem trabalhando para sair de um machismo estrutural. Tradicionalmente, os homens são os artesãos, detentores das técnicas, responsáveis pela produção e venda dos artigos, ou seja, são eles que detêm o poder econômico na região. Para as mulheres, por muito tempo, ficou o dever de cuidar da casa e apoiar o marido.

Há apenas alguns anos atrás, os homens geravam os recursos financeiros para as famílias, sendo proibido para as mulheres, não apenas o ofício, mas qualquer liberdade para criar sua independência, como a proibição de circular sozinhas pelas ruas, de ganhar o seu dinheiro e até mesmo a impossibilidade de se divorciar, mesmo nos casos de violência.

Mas, foi através dessa mesma arte, antes era um sinal de poder concentrado, que as mulheres do vilarejo se apoiaram para conquistarem, pouco a pouco, seus direitos.

Contudo, essa dura realidade vem com um antídoto de esperança, os projetos protagonizados por mulheres, que estão, aos poucos, mudando essa realidade.

Once Journeys for Woman te leva para uma jornada única em Teotitlán del Valle

Se você quer conhecer Teotitlás del Valle de forma autêntica e que trará um verdadeiro impacto positivo no local, apoie os poucos projetos liderados por mulheres! Aqui conto as paradas obrigatórias no vilarejo, que farão você ter uma experiência de viagem completamente imersiva.

Cooperativa Vida Nueva

Nos anos 90, Pastora Asunción Gutierrez Reyes, junto com sua irmã Silvia e sua família, decidem agir contra os abusos que as mulheres da aldeia sofriam ao serem solteiras, viúvas ou terem seus maridos longe de casa por tentarem a sorte migrando para os Estados Unidos, e não poderem vender diretamente seus artesanatos para sobreviverem, sendo necessário passá-los para outros homens, que pagavam valores irrisórios pelo serviço.

Mulher do Vida Nueva, projeto turístico de proteção às mulheres em Teotitlán del Valle.

Para buscar reverter este quadro, ela resolveu abrir o jardim da sua casa e formou um coletivo para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, violência, abuso e abandono.

O seu trabalho é integral e vai desde o acolhimento psicológico e apoio com advogados, até a educação de direitos, sexualidade e, claro, das técnicas de artesanato dos tapetes de tingimento natural e outros.

As mulheres que buscam o Vida Nueva, não apenas recebem o preparo, mas também a possibilidade de realmente poder ganhar uma renda com sua arte, já que o coletivo conquistou o espaço para vender os tapetes em uma loja no ateliê, onde recebe turistas que estão em busca de conhecer as artes ancestrais.

E o que faz um projeto como este vingar em uma sociedade tão machista?

Os motivos são diversos, uma mistura de resiliência, com inteligência.

Para Pastora, o mais importante é mudar tudo sem esquecer a sua raiz. Ela diz: “Nunca esqueça onde está enterrado seu umbigo”. O que significa que, apesar da busca em distribuir o poder e garantir a liberdade das mulheres, a cultura jamais será esquecida. Todo o processo dos tapetes são feitos respeitando a tradição e a qualidade das peças.

O respeito pelas tradições é a antídoto aos discursos comuns contra a emancipação feminina, como a afirmação de que isso destruiria o legado deixado pelas gerações anteriores, ou que faria com que as mulheres se afastassem de suas responsabilidade com a comunidade.

Atualmente, o turismo é também um grande apoio ao projeto, pois, é a partir dele que o Vida Nueva consegue vender suas peças, assim como ofertar diversas oficinas que angariam fundos ao coletivo. Na visita o viajante tem diversas opções, como:

  • Visita: Fazer a visita ao projeto e aprender com a própria Pastora ou outras artesãs experientes como é o processo de criar tintas naturais. Nessa demonstração ela mostra ao vivo como se cria cada uma das cores.
  • Oficina de tingimento: para quem quer maior contato com a técnica, é possível levar uma camiseta e aprender a tingir na prática.
  • No prato: o coletivo, com o Once Journeys for Woman, oferece oficinas de produção de chocolate e do mole, molho de chocolate tradicional da cultura Oaxaqueña.
  • Medicina pré-hispânica: em julho acontecerá a abertura do centro de Medicina Tradicional, onde as curandeiras ofertarão práticas como o temascal e outras medicinas locais.

Casa Viviana

A mais conhecida artesã de velas presente nesse vilarejo zapoteca é a Viviana, que desde os 10 anos está encarregada de levar adiante este legado que está em sua família a mais de 300 anos.

As velas têm um forte simbolismo na cultura zapoteca, que mesclada com outros costumes religiosos, está no centro de diversas celebrações, como os casamentos ou rituais ancestrais. Elas podem ter apenas alguns centímetros ou até 7 metros, dependendo da ocasião em que será usada.

O trabalho da Viviana não se limita apenas ao ato de fazer as velas, mas inspira mulheres da sua família e da comunidade a manterem os conhecimentos de seu povo ao trabalhar com materiais naturais, com velas feitas de cera de abelha, tingidas majoritariamente com tintas naturais e feitas de forma extremamente artesanal e manual.

Os 75 anos de vida desta artesã, aos quais 65 anos estão sendo dedicados a produção de velas, resultou em peças que são verdadeiras obras de arte e, por isso, já foram estampadas em diversas revistas pelo mundo, incluindo a Vogue.

E toda essa história e mais, você pode aprender ao visitar o ateliê com o Once Journeys for Woman.

Espiritualidade e sabor tradiconal

Você pode praticar o turismo e viajar levando impacto positivo e tendo uma troca real com o destino! Fazer roteiros autênticos e responsáveis é a melhor forma de tornar a viagem mais rica para você e positiva para o seu anfitrião.

No dia em que fui a Teotitlán del Valle com Once Journeys for Woman, além de conhecer a Cooperativa Vida Nueva e a Casa Viviana, ainda começamos a visita em um sítio arqueológico pouco frequentado, portanto, uma daquelas que oferece a experiência de contemplação e conexão, o que é cada vez mais raro de encontrar em passeios turísticos. E terminamos o passeio conhecendo uma exímia cozinheira, Trinidad, que produz o melhor mole que provei no estado.

Os passeios com agência podem ser feito de forma personalizada, para grupos mistos (ou não), ou pode ser feito através dos roteiros preparados apenas para mulheres, que terão a oportunidade de participar de oficinas e, além de ver como tudo é feito, poder também experimentar o fazer.

Sem dúvidas, depois de 1 mês e meio no México, foi com essa agência que pude, finalmente, conhecer verdades escondidas, compreender a realidade das mulheres do México e, uma vez mais, estar segura de que a união de mulheres é essencial para fortalecer a nossa segurança, independente de onde estivermos.

Outros roteiros autênticos no México

O México é um país com uma cultura impressionante, viva e vibrante! Oaxaca foi a região que conquistou meu coração, mas sem dúvidas há muitos outros locais que merecem ser visitados. A minha indicação é que, por ser um país que recebe um grande volume de turistas, também oferecerá muitos passeios “pega turista”, que incentiva o turismo em massa e presa pouco pela qualidade.

Isso foi o que mais gostei do Once Journeys for Woman, pois é nítido o cuidado que elas têm ao selecionar os projetos que farão parte do roteiro, contando ainda com um suporte às anfitriãs, criando um rede de apoio positiva e mostrando que o turismo pode ser bom para todos os participantes.

Portanto, com a agência no México, que conecta e impulsiona mulheres, você também poderá conhecer lugares como:

  • Día de Los Muertos: um tour pelas principais cidades e celebração na época mais emplemática para se conhecer o país.
  • Costa de Oaxaca: conhecer cidades como Puerto Escondido, Costa Chica, Chacahua e mais, aproveitando a praia, conhecendo as artesãs locais e experimentando os gostos autênticos da região.
  • Do deserto à montanha: uma viagem para quem gosta de aproveitar a natureza e poderá conhecer diferentes biomas do México, desde o deserto até a montanha.
  • Conexão com cogumelos: se você busca uma experiência segura e transcedental com os famosos cogumelos do México, a Once Journeys for Woman te levará para uma imersão com mulheres curandeiras.

Lembrando que, ainda é possível agendar passeios personalizados caso você visitará o país com um grupo.

Afinal, o México é perigoso para mulheres viajarem sozinhas?

once life journey leva mulheres para viajar com seguranca ao mexico

Então, voltando a pergunta inicial dessa jornada “O México é perigoso para mulheres?”, depende, você é uma nativa? Então os perigosos podem ser sutis e estruturais. Você é uma viajante? Existem muitos lugares seguros e opções de passeios que você poderá fazer com tranquilidade, portanto, deixo algumas dicas:

  • Busque fazer passeios com outras mulheres,com grupos que você faça na hospedagem que está ou com uma uma agência no México para mulheres.
  • Evite viajar em ônibus baratos. A melhor forma de circular pelo país é por avião, contudo, em algumas rotas, como Cidade do México para Oaxaca, é possível fazer o trajeto de ônibus. O conselho que recebi foi investir nos ônibus mais caros, além de ser mais confortável, diminuirá as chances de haver problemas com passageiros ilegais.
  • Na Cidade do México, ao usar transporte público, vá sempre nos vagões para mulheres.
  • Opte por viajar com agências como a Once Journeys for Woman, que realmente apoia as mulheres da região, fazendo com que a desigualdade, mesmo que localmente, possa diminuir.

O México é um destino incrível e certamente saber escolher com quem fazer o seu roteiro fará toda a diferença nessa experiência. Espero que você ame essa viagem o tanto quanto eu amei.


Perguntas Frequentes

O México é perigoso para mulher?

Apesar do México ser considerado o quarto país mais perigoso para mulheres, muitas mulheres estão viajando sozinhas pela região. A dica para a sua segurança é ficar em ambientes onde você pode se unir a outros grupos de mulheres, como quarto coletivo feminino em hostel, e fazer seus passeios com alguma agência no México para mulheres.

Vale a pena conhecer Teotitlán del Valle?

Teotitlán del Valle, em Oaxaca, é um tour perfeito para quem ama conhecer a cultura ancestral da região, contudo, fazer esse passeio com uma agência responsável, fará toda a diferença na sua experiência.

Onde ficar hospedado em Oaxaca?

Ficar no Centro de Oaxaca, perto do Templo de Santo Domingo de Guzmán ou do Zócalo de la Ciudad de Oaxaca, são as opções mais interessantes para facilitar o translado a outro lugares e curtir a vida noturna da cidade.

Qual a melhor época para viajar ao México?

Para quem busca conhecer a cultura Mexicana, sem dúvidas viajar no final de Outubro e meados de novembro é opção perfeita para aproveitar as celebrações em torno do Día de Los Muertos, que acontece no dia 02 de novembro. Antes e depois da data oficial, as cidades estão repletas de festividades.

Vale a pena conhecer o Día de Los Muertos?

Sim! Não é apenas pelos desfiles e a beleza da festividade, ir ao México no Día de Los Muertos te dará a oportunidade de conhecer a cultura e crenças mexicanas com maior profundidade.

Leia também:
El Bolsón, guia completo do tesouro da Patagônia
A melhor forma de compensar carbono em viagens
Roteiro alternativo de Jericoacoara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Renata
Renata G. Ferreira
Perfil
Close

Por um Recomeço

Por Renata G. Ferreira

Por um Recomeço © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close