Você é uma pessoa vegana, tem o sonho de viajar pela Patagônia, mas tem medo de não conseguir fazer este roteiro sem seguindo a alimentação e hábitos ligados aos seus valores? Eu sei muito bem o que é se sentir assim, por isso, trago a pura verdade sobre como é viajar pela Patagônia para veganos, as surpresas boas os desafios e os restaurantes veganos ou com opções veggies que encontrei tanto na Patagônia Argentina, como na Chilena.

Dá para viajar na Patagônia sendo vegano?

Essa é uma pergunta muito importante de se fazer. Realmente o veganismo, na visão da alimentação, não é muito fácil de ser seguido e isso tem uma boa explicação. Além da tradicional gaucha, de alto consumo de carne que existe nessa região, em boa parte da Patagônia é difícil plantar devido ao solo e o clima, o que faz com que vegetais e legumes sejam de difícil consumo.

Mesmo assim, para a minha surpresa, não é impossível, especialmente por ser uma zona turística, que recebe um grande fluxo de pessoas de várias partes do mundo, será comum você encontrar opções para veganos por aí.

O lugar mais difícel de encontrar opções estritamente vegeratianas, será nas trilhas, onde os refúgios costumam oferecer opções ovolacto vegetariana ou com carne. Por isso, se você for se aventurar nessas caminhas longas, onde precisará acampar ou dormir nos refúgios, e não quer abrir mão do veganiso, se prepare para levar comida.

Programação é o ponto chave

Momento sincerão: Apesar de haver sim opções veganas em todas as cidades que passei na Patagônia, por estar viajando por um longo período e de ônibus, muitas vezes me deparei em situações que precisava comer o que tinha, porque não sabia quando veria um restaurante de novo. Em nenhum momento precisei comer carne, mas ovo e queijo aconteceu sim de precisar recorrer à eles.

Por isso, ter a sua programação bem definida e já pesquisar de antemão restaurantes com opções veganas facilitará muito a sua vida!

Abaixo preparei uma lista de restaurantes veganos ou com opções amigáveis pela Patagônia.

Bariloche – Argentina

Punto Empanada

Essas empanadas são uma delícia! O formato parece pastel caseiro, mas a massa é um pouco diferente. No Punto Empanada você pode encontrar opções veganas salgadas, de vegetais ou lentilha, ou doce, de maçã com canela. Sinceramente, provei todas e estavam bem gostosas!

Endereço 1:  Centro – Palacios 266 – Bariloche
Endereço 2: Bustillo KM 13 – Bariloche
Endereço 3: Bustillo KM 8 – Bariloche
Funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h.

Ceylan Restaurant & Tea House

Este restaurante fica junto ao hotel Nido del Cóndor Hotel & Spá, na avenida costeira de Bariloche. Além de uma linda vista do lago para quem senta perto da janela, eles tem a opção de café da manhã e Té (chá da tarde) com opções para veganos. Quando fui lá pedi este Té Vegano e comi: salada de fruta, 1 mini brownie, 1 porção de carrot cake e suco de pomelo.

Opitei por ir no meio da tarde e levar meu computador, foi a melhor coisa que fiz, estava fazio, consegui sentar na melhor janela para ver o lago, enquanto desfrutava do Té Vegano e trabalhava.

Endereço:  Av. Exequiel Bustillo 6922, R8400 – Bariloche
Funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 23h

Chimi Deli Cocina Natural

Um restaurante no centro de Bariloche com o vibe mais badaladinha. Estive ali em dois momentos e, em ambos, o Chimi Deli estava cheio de turistas. Eles possuem comidas amigáveis para veganos, vegetarianos e/ou celíacos. Aqui você realmente consegue encontrar uma boa refeição completa, com direito à tabua de pães com pastas veganas, pratos principais e diferentes opções de sobremesa.

Endereço:  Ada María Elflein 54, R8400 – Bariloche
Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 9h à 1h | Domingo, das 17h à 1h.

Cerveza Patagonia – Cerveceria Bariloche

Se você ainda não sabe disso, fique sabendo agora! A cerveja Patagonia tem uma cervejaria em Bariloche que é uma delícia de lugar para passar a tarde. Além do restaurante, ainda é lugar bem arborizado, com decks que têm uma vista linda da lagoa e um jardim que conta um pouco da história da marca.

As opções de comida veganas são bem restritas, apenas uma entrada, buñuelos de espinafre (um bolinho de massa frita), e um lanche com o hamburguer da Notco. Para te dizer a verdade, foi o suficiente, uma boa pedida para acompanhar a cerveja. Atenção, é bom reservar.

Endereço:  Circuito Chico, R8400 – Bariloche
Funcionamento: todos os dias, das 12h à 00h

El Bolsón – Argentina

Casa Mora

Casa Mora é um restaurante e coworking vegetariano e vegano que também conta com uma pequena loja de produtos locais. Este espaço oferece o prato do dia e mais algumas opções no cardápio, além de produtos de cafeteria, com sobremesas veganas de impressionar qualquer paladar. Eu pedi uma torta de limão vegana e ela estava perfeitamente equilibrada nos sabores e textura.

O ambiente da Casa Mora é convidativo, pensado com detalhes, no melhor estilo de “sinta-se em casa”. Realmente dava vontade de ir buscar meu computador e passar a tarde trabalhando ali.

Endereço:  Onelli 3076, R8430 – El Bolsón
Funcionamento: Terça-feira, 16h30 às 20h30 / Quartai-feira a sábado, 9h30 às 14h e 16h30 às 20h30.

Crepes Mamanguá

Quer aquela comidinha rápida, deliciosa e que não pesa? Uma boa pedida é o Crepes Mamanguá. Eles têm a opção de Crepe com queijo vegano de amendoa e cogumelos da patagônia, essa foi a minha escolha entre as três opções de crepe vegano salgado ou doce.

Endereço:  Gral. Roca 355, R8430 – El Bolsón
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 12h00 às 16h00 (este é o horário oficial que está na página deles, mas no verão sempre os vi ficando até masi tarde)

Cocina con Vida na Feria Franca

Restaurante de comida vegana e sem glúten, é uma opção perfeita para um almoço com gostinho de comida caseira. No menu, o Cocina con Vida tem opções como lasanha, canelones, panquecas, guiso de lentilha e cogumelos, hamburgues com acompanhamento, wok e outros. Os alimentos são bem frescos e eles dão preferência para os ingredientes locais.

Endereço:  Onelli y, Gral. Roca 2833, R8430 (Feira Franca) – El Bolsón
Funcionamento: Segunda-feira a sábados, das 11h às 15h30

A-Gusto

Esse, na verdade, é um restaurante especializado em carne, mas que têm boas opções de pratos veganos, muito bem preparados. O A-Gusto tem um ambiente estilo barzinho, com vários drinks, cervejas e música. Para os veganos eles oferecem raviolones de abóbora, hamburguer vegetal, vegetais grelhados, penne rigate e algumas opções de salada.

Endereço:  Dorrego 539, El Bolsón
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 19h às 00h / Sábado e domingo, das 12h00 às 15:30 e 19h às 00h

El Calafate – Argentina

Restaurante La Cocina

Polenta vegana

El Calafate foi a cidade da Patagônia Argentina que me pareceu mais cara, especialmente se você fica preso apenas nas opções de restaurante da avenida local, por isso, eu adorei o Restaurante La Cocina. Ele é aquele italiano bem típico, a comida da vovô, simples e muito bem feita, com preço consideravelmente menor do que seus concorrentes.

As opções para veganos são limitadas, mas eu provei uma polenta que valeu a pena. Além desse opção eles têm algumas massas com vegetais ou molho pomodoro.

Endereço:  Av. del Libertador 1245, El Calafate
Funcionamento: Quarta a segunda-feira, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h00 (fechado nas terças)

Veggies Patagónicos

A Veggies Patagónicos é uma das tradicionais pastelerias, porém, na versão vegana. Ali você vai encontrar pães, croissant, tortas e diversos doces que já chamam atenção pela beleza e acabamento, mas são melhor ainda em gosto. É nessa pasteleria que você poderá provar também uma deliciosa versão vegana do alfajor.

Endereço:  Av. del Libertador 2526 – El Calafate
Funcionamento: Segunda-feita a sábado, das 8h às 20h

Cerveza Patagonia – Refugio Calafate

Uma das unidades da grande rede argentina de cervejaria, Patagonia, eles também estão em El Calafate. Assim como em Bariloche, as opções veganas são restritas, contando com buñuelos de espinafre (um bolinho de massa frita), e um lanche com o hamburguer da Notco. Essa é uma opção para aquele dia que você está mais preocupado com a cerveja do que com a comida.

Endereço: Av. del Libertador 997 – El Calafate
Funcionamento: Domingo à quinta-feira, das 12h às 2h | Sexta-feira e sábado, das 12h às 3h

Ushuaia – Argentina

Triumph Café & Restó Ushuaia

Um café, restó e bar que divide seu espaço com uma loja de motos, o Triumph Café & Restó tem um ambiente descolado, com uma comida bem feita. Eu tomei uma sopa de abóbora com coco, que estava realmente muito gostosa. Eles também têm opções de empanada assada vegana, sushis vegano e um hambuguer vegetariano que rola pedir uma adaptação.

Endereço: Av. San Martín 1130 B, V9410 – Ushuaia
Funcionamento: Domingo a sexta-feira, das 10h às 00h

Isla Vegana

Isla Vegana é o único restautante/café 100% vegano que encontrei em Ushuaia. Eles são realmente um paraíso vegano, com opção de lanches, pizza, focaccias, empanadas, lasanha, doces, bolo, alfajor e por aí vai. O cardápio pode variar conforme a estação, então vá sempre aberto para as novidades.

Quando comi no Isla Vegana as duas vezes pedi delivery, a comida no geral é gostosa, mas algumas deixaram um pouco a desejar. Penso que pode ter sido por não ter comido super fresquinho. Mas, de qualquer forma, ainda acho uma boa recomendação, especialmente se for para um café da manhã ou da tarde.

Endereço:  Don Bosco 56, V9410 – Ushuaia
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h | Sábado, das 10h às 20h | Fechado aos domingos

Ana Juana Backery

O melhor bolo que comi nessa viagem foi este

Com duas unidades na avenida principal de Ushuaia, Ana Juana conta especialmente com opções doces para veganos, tirando a foccacia. Não são muitas opções, mas ali eles tem um brownie, que eles chamam de La Vegana, que é realmente muito bom, ele vem com frutas secas e passas, cobertura de chocolate a base de amendoas e geléia de frutas vermelhas.

Endereço 1: San Martín, 797 – Ushuaia
Endereço 2: San Martín, 1485 – Ushuaia
Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 20h para consumir no local ou até as 20:30 para levar.

Isabel Cocina al Disco

Al Disco vegano

Isabel Cocina Al Disco sse é um restaurante bem tradicional na orla do Ushuaia, que oferece comidas “al disco”, um prato muito típico argentino, um ensopado que é feito em uma única panela, individual. É uma ótima pedida para os dias mais frios, o que não é raro no Ushuaia! E para quando você precisa de uma comida bem reforçada. Ali eles oferecem uma opção de disco vegano.

Endereço:  Governador Pedro Godoy, 15
Funcionamento: Quinta a terça-feira, das 12h às 23h30

Marcopolo Freelife Ushuaia

Quer um café ou uma refeição rápida e saudável? O Marcopolo Freelife é uma boa opção. Eles têm uma grande oferta de doces, cafés, pratos e lanches, contado com um dia todo especial para veganos, o “Miércules Vegano” (quarta-feira). A proposta do restaurante é realmente ser uma refeição prática, eles já deixam tudo exposto em uma vitrine, você escolhe o que quer e leva para eles finalizarem a preparação.

É também um café legal para trabalhar durante a tarde. A única coisa que não gostei aqui é que, com este método de comidas pré-prontas, acabam usando muita embalagem plástica, o que eu acho que vai muito contra ao cuidado com o ambiente e os seres que vivem nele.

Endereço: San Martín 748, Ushuaia
Funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 22h30

Puerto Natales – Chile

Hablemos Coco Restaurant no hotel vegano The Veat

Lanche vegano de faláfel, bonito e gostoso

Hospeda-se em um restaurante e coma em um hotel vegano. Ops! Hospeda-se em um hotel e coma em um restaurante vegano. Bom, nenhuma das duas frases estão totalmente errada, afinal, o Hablemos Coco Restaurant, deliciosamente vegano, fica dentro do hotel The Veat, que tem um ambiente moderno, bonito e elegante, atraindo viajantes que buscam uma experiência completa entre hospedagem e gastronomia.

Quando visitei o restaurante, pedi o lanche com falafel e, eu que não estava lá esperando muito coisa e já cansada de ter passado alguns dias comendo comida vegana bem meia boca, fui surpreendida pelo equilíbrio de sabor e textura do lanche. Valeu muito a pena!

Endereço:  Magallanes 73, Puerto Natales, XII Region
Funcionamento: fica aberto durante o verão, fechando nos meses entre abril e outubro.

Menta (Cafe de especialidad & Dulcería Vegana)

A primeira cafeteria vegana da cidade, o Menta tem um ambiente aconchegante, com aquela carinha de lugares de inverno, com o ambiente de madeira e itens que trazem acolhimento para a decoração. Nas vitrines do café, temos doces e salgados que enchem os olhos e águam a boca. Eles têm diferentes preparos de café, uma cafeteria de qualidade, que sinceramente, é um pouco difícil de encontrar na região, já que o café não é acessível na Patagônia.

O que gostei do Menta também é seu espaço de venda para produtos ecológicos e cosméticos veganos.

Endereço: Manuel Baquedano 755, Puerto Natales
Funcionamento: Fechado temporariamente por férias

Pydarum, Healthy Pastry

Parte da vitrine de doces veganos

Um pequeno café de um adoravel casal venezuelano, El Taller Cocina Saludable é o lugar com mais opções de doces, tortas e cafés veganos que você vai encontrar em Puerto Natales. Eles ainda contam com opções sem glúten para celiácos. É um café pequeno e modesto, mas que mostra que para um bom café, é mais válido ter uma comida muito bem feita e saborosa.

Endereço: Manuel Baquedano 414, Puerto Natales
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 11h às 20h30 | Sábados, das 10h às 20h30

Empório Dos Peces

Agora, se você está é buscando os ingredientes veganos perfeitos para comer na sua hospedagem ou durante alguma trilha/passeio em Puerto Natales, o lugar que você deve ir é no Empório dos Peces. Ali eles têm uma variedade enorme de produtos ecológicos e veganos, castanhas, frutas secas, salgadinhos saudáveis, chocolates e ingredientes para fazer uma bela refeição vegana, se você estiver em um lugar que dá para cozinhar.

Endereço: Manuel Baquedano 755, Puerto Natales
Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10h às 20h | Domingo, das 12h30 às 20h

Futaleufu – Chile

Azurita

Futaleufu é a capital do rafiting da América Latina, um dos rios mais importantes em todo o mundo para fazer a prática. Porém, não é o lugar mais amigável para veganos, o máximo que você vai encontrar na região são algumas adaptações e ou ter que flexibilizar para o ovolacto. Agora, nem tudo está perdido, porque tem um hotel e restaurante que sim, vai te oferecer opções veganas bem gostosas, o Azurita.

O Azurita é um pequeno hotel, que oferece café da manhã com opções veganas, incluindo geléias feita na casa, para seus hóspedes. E, mesmo que você não se hospede ali, pode ir durante a tarde ou a noite, comer uma refeição vegana, que poderá ser sopa, lanche ou o prato do dia. O cozinheiro não é só especialista em pratos veganos, como tem a mão cheia para comidas mais naturais e saudáveis.

Hospede-se no Azurita para ter uma opção vegana em Futaleufu

Endereço:  Piloto Carmona 215, Futaleufú
Funcionamento: todos os dias


Isso é tudo viajante consciente! Espero que este guia da Patagônia para veganos te anime para viajar para a região mais linda que já estive, sabendo que sempre encontrará boas opções para comer. Lembre de ir na minha página no Instagram para acompanhar as viagens de perto, e se quiser me mandar uma mensagem dizendo que chegou por este artigo, amarei saber!


PLANEJE SUA VIAGEM AQUI!!
Experimente o Voluntariado e workexchange
Descubra as melhores Hospedagens – Booking e Hostelworld
Garanta seu Seguro Viagem
Faça os melhores Tours e passeios
Confira a Lojinha com produtos eco para viagem

Leia também:
El Bolsón, guia completo do tesouro da Patagônia
Colômbia para Veganos, um guia culinário
Florianópolis para veganos, onde se hospedar e comer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Renata
Renata G. Ferreira
Perfil
Close

Por um Recomeço

Por Renata G. Ferreira

Por um Recomeço © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close