Conhecer uma cultura, para mim, é conhecer a sua comida! E sendo vegana é sempre um desafio viajar, ainda mais querendo comer comidas regionais. Depois de passar seis meses em terras colombianas, aprendi muitos truques e preparei para você um guia culinário da Colômbia para Veganos.
Aqui falarei de restaurantes nas cidades que conheci, mas mais do que isso, quero te mostrar quais comidas são liberadas para veganos, que variações você pode pedir e onde encontrar as versões veganas de pratos típicos da Colômbia.
Pratos típicos da Colômbia para veganos
Hogao
Começarei com o hogao porque ele vai te ajudar a compor outros pratos. Ele nada mais é do que um refogado de tomate, que geralmente leva alguma variação de cebola, alho, coentro, sal e pimenta.
O hogao é sempre um complemento de algum prato e em todos os restaurantes que pedi eles tinham a opção.
Arepa
Arepa está para muitos colombianos o que o pãozinho está para muitos brasileiros, a comida santa de todo dia. Especialmente se você estiver em Medellin, verá que a arepa está presente em todos os cafés da manhã e janta.
A massa da arepa é feito com milho de canjica, branco ou amarelo, ou milho-doce, chamada de arepa de choclo. Cada região tem um tipo de arepa diferente, as que mais vi durante minha viagem foram as boyacentes, mais gordinhas e recheadas de queijo, ou a versão paisa, uma massa fina e geralmente é apenas farinha de milho, sal e água.
A forma mais segura de encontrar arepas veganas é na versão paisa, comprando-as no mercado, já prontas, ou a farinha que você pode hidratar e fazer, é bem fácil. As arepas de choclo também podem ser uma opção, mas veja antes se eles não colocaram queijo na receita.
Para acompanhar sua arepa pode passar um azeite de oliva, abacate ou o hogao (como na imagem).
Patacón
Patacón é um grande disco de banana da terra. O prato é feito fritando a banana, amassa, frita de novo e finaliza com sal. Ele fica super crocante e pode ser comido em discos menores, com um molho, ou em versões maiores que podem vir com um monte de cobertura por cima.
Quando você for pedir o patacón vegano peça para que ele venha com hogao, milho ou abacate, serão as versões mais fáceis de você encontrar em qualquer lugar.
Tajadas de maduro
Essa é mais uma versão de prato com banana da terra. São fatias da banana, fritas e servidas como acompanhamento. As tajadas me serviram muito para comer em lugares sem opção vegana, onde geralmente meu prato era: arroz, tajadas ou patacón, hogao, abacate e com sorte um feijão.
Arroz com coco
Um prato muito tradicional na costa colombiana, é uma ótima opção para veganos. O arroz de coco é feito com resíduo e leite de coco, às vezes pode levar uva passa. É muito comum que o acompanhamento seja patacón e peixe. Você pode tentar a sorte pedindo para substituir por legumes, mas já te aviso que vai ser um pouco difícil de achar.
Tamales
Tamales é meu prato colombiano preferido, ele é uma massa feita de farinha de milho, tradicionalmente misturado com carne, mas na versão veggie vai legumes, cogumelos e, em alguns casos, carne vegetal, envolto em folha de bananeira.
Você encontrará esse prato basicamente em duas versões, os tamales boyacence que são arredondados, e os tamales antioqueños que são planos e parecem uma pamonha. Precisa ter atenção, porque é comum que seja feito com caldo de carne e de frango.
O melhor tamales que provei foi em Chapinero, Bogotá, no restaurante De Nobles.
Empanadas
As empanadas colombianas também são feitas a partir de farinha de milho e geralmente são recheadas com carne ou frango. Mas existem as versões veganas em restaurantes especializados, ou as empanadas pequenas, também conhecidas como empanadas de iglesia que são pequenas e recheadas de batata, uma delícia!
Mazorca
Essa é a tradicional espiga de milho, mas que eles fazem na versão assada, com manteiga e queijo. Você vai encontrar vendendo na rua e é só pedir para colocar apenas sal. Só pelo fato dela ser feita na brasa já dá um sabor especial.
Papas criollas
Mais uma opção de comida de rua, as papas criollas são batatas pequenas e redondinhas. Eles fritam e servem em porção com sal e outros temperos. Um ótimo aperitivo para comer enquanto passeia pela cidade.
Ajiaco
Ajiaco tradicionalmente é uma sopa com galinha, batata e milho. É muito simples fazer ela sem a galinha, mas não é tão simples de achar assim. Você precisará procurar algum restaurante especializado para achar a versão do Ajiaco vegano, que vem geralmente acompanhado de abacate e arroz.
Eu encontrei um ajiaco vegano no restaurante Nativa, que fica na Candelária em Bogotá. Ele fazia parte de um prato do dia, que tinha o ajicaco (essa sopa com milho que você vê na foto) como entrada, acompanhada de arepa, hambúrguer e cogumelos no prato princiapl, com um suco para completar.
Bocadillo
Bocadillo é um doce muito consumido aqui. Ele nada mais é do que a versão colombiana da goiaba, mas preparado de uma forma diferente que deixa ele especial. O bocadillo é um quadradinho de goiaba com uma cobertura de açúcar que deixa ele crocante, envolto em folha de maranta charuto (bijao em espanhol).
Além de ser gostoso, você pode encontrar esses doces vendidos em uma caixinha de madeira, fazendo deles uma boa lembrança para levar para casa.
Limonada de coco
Na Colômbia existe uma variedade imensa de frutas e sucos que não encontramos no Brasil ou encontramos apenas na região amazônica. Como a lista é grande, não trarei todos os sucos gostosos aqui rs
Mas uma coisa que é muito próxima de nós brasileiros e, ao mesmo tempo, diferente, é a limonada de coco, um suco de limão feito com leite de coco e açúcar. Eu amo!
Pergunte antes se a receita foi feita com leite condensado, porque pode acontecer.
Bebidas quentes
Café Colombiano
Você sabia que uma pessoa vegana precisa ter cuidado antes de pedir um café colombiano? Aqui tem uma pegadinha. Se você pede café, é o café com leite, que geralmente é animal. Se você quer apenas um café escuro, sem leite, você precisa pedir um tinto. Gravou bem né?! Peça sempre um tinto se quiser um café preto na Colômbia.
Chocolate quente
Assim como muitos outros países antigos, a Colômbia possui uma forte cultura do cacau e do chocolate. É muito comum você encontrar chocolate quente em qualquer esquina. Se você quer a versão vegana do chocolate quente colombiano é fácil, peça para fazer um chocolate en agua, ele ficará menos cremoso, mas ainda assim é gostoso.
Restaurantes veganos em Bogotá
Em Bogotá existem várias opções de restaurantes veganos, se você andar pelo bairro Chapinero ou pela La Candelaria certamente encontrará opções. Mas fiz aqui a seleção dos meus preferidos:
1 – De Nobles – Chapinero
Eu viajei de norte a sul da Colômbia e o restaurante e padaria vegana que mais gostei foi o De Nobles, em Bogotá. Ele é bem antigo, um restaurante muito simples e a comida é bem caseira, tradicional, mas somente ele oferece vários pratos típicos colombianos na versão vegana, então recomendo muito a parada ali.
Alguns dos quais eu nem citei acima porque sei que você só vai encontrar por lá:
- Cazuela Marinera vegana.
- Mazorcada vegana.
- Salchipapas vegana.
- Roscones vegano.
- Corazones Hojaldrados vegano.
E mais outros pratos e itens de padaria deliciosos!
O restaurante é bem simples e pequeno, no fundo de uma galeria. Os pratos são seguem também a linha de simples, gostoso, bem servido e barato.
Endereço: Cl. 60 # 9 – 78, esteljo, Bogotá
2 – Wok
Wok é um restaurante asiático com uma carta super extensa e boas opções veganas. Ele é um restaurante que com referências da culinária asiática.
Eles têm uma proposta bacana de cuidado com os alimentos que chegam em nossa mesa. Os produtos que compõe o prato são de origem local e sustentável, como aqueles vindos de bases permaculturais e agroecológicas. Comida é realmente deliciosa e o preparo do prato estava lindo, vale a pena a visita.
Na foto está um lámen vegano que comi em minha última visita.
Eles possuem várias unidades, veja o endereço de todas elas aqui.
3 – Elektra
Elektra é um restaurante com pegada punk, mas pratos sofisticados. Tudo que provei foi muito bem preparado, na medida certa dos sabores.
De entrada pedimos um quadradinho de queijo que não está no cardápio, mas eles fazem e um ceviche de mamão verde (foto). Prato principal eu fui de hambúrguer de cogumelos e minha amiga uma salada de quinoa. De sobremesa dividimos o bolo de chocolate sem glúten e sem açúcar, mas que ainda assim consegue ser doce e macio.
Endereço 1: Carrera 5 #69-27 / zona G
Endereço 2: Calle 140 #12-09 segundo piso
4 – Nativa
Nativa é um restaurante e loja de produtos ecológicos, que fica na Candelária, lugar que recomendo muito o passeio. Eles oferecem café da manhã e almoço até tarde, mas fecham as 18h, então nada de janta. Eles servem menu do dia, uma culinária bem local, com um preço bacana.
Endereço: Cra. 2 #12-52, Bogotá
5 – Bogotá Store Café
Bogotá Store Café oferece opções veganas de salgados e doces. É um ambiente tranquilo, aconchegante e com wi-fii, daqueles que ótimos para nômades digitais poderem trabalhar um pouco fora do quarto de hotel (mas olha só, o café é pequeno, então se for ocupar muito tempo a mesa, consuma na mesma proporção)
Endereço: Cra. 2A #18a-38, Bogotá
6 – Herbivoro
Herbivoro Cocina Vegana já diz em seu próprio nome, é tudo liberado para os veggies! Ele tem duas unidades, em Chapinero e outro na Avenida Suba. Eles trabalham do café da manhã até o jantar, salvo os domingos que fica aberto até as 16h. Há sempre um menu do dia com sopa, prato principal e suco.
Além dos restaurante também há uma lojinha zero lixo para você levar coisinhas e preparar onde está hospedado, caso tenha cozinha.
Endereço 1: 71 #9-55, Chapinero
Endereço 2: #100-53, Suba
Restaurantes veganos em Medellín
1 – Café Zorba
O Café Zorba é bem conhecido e disputado. Ele fica no famoso bairro El Poblado, o queridinho dos estrangeiros. Portanto, não estranhe se você pegar fila para entrar no local. Mas já te digo que vale a pena, o ambiente e atendimento são ótimos, a comida é deliciosa.
Além dos cafés, o Zorba conta com entradas, pizza e sobremesa. Nas opções veganas temos pão pita com humos, papas criollas acompanhada de creme de castanha, pizza com queijo vegetal e torta de mousse de chocolate.
Algumas noites há música ao vivo.
Endereço: Calle 8, 42-33, El Poblado
Horário de Funcionamento: Domingo a quinta-feira, 17h às 22h / Sexta-feira e sábado, 17h às 22h30
2 – Chana
O Chana Este é um restaurante totalmente vegano, também localizado no bairro El Poblado. Eles têm uma cozinha mais internacional, o que para um restaurante vegano eu, particularmente, gostaria de ver mais opções de pratos tradicionais colombianos na versão vegana. De qualquer forma a comida é bem feita, eu pedi um lanche de linguiça vegetal de quinoa e estava realmente muito saboroso, equilibrado e recheado.
Atualização: o restaurante está em reforma, olhe a página de Instagram deles para ver se já voltaram na época da sua viagem
3 – Crepes & Waffles
O Crepes & Waffles não é uma opção apenas de Medellin, essa é uma rede de restaurantes conhecida na Colômbia. Gosto muito da proposta do restaurante, toda a sua equipe é formada por mulheres e é uma empresa B.
Eles lançaram recentemente opções veganas no menu, as quais eu provei e aprovei. Dentre as opções do cardápio vegano estão sopas, crepes, salada, pita e sorvete.
Vale consultar se a unidade que você vai visitar tem as opções veganas no cardápio, já que ele pode variar por região.
Endereço: veja a unidade mais próxima de você.
Espero que este guia te ajude a ter uma experiência gastronômica incrível na Colômbia, sem deixar sem veganismo de lado.
Faltou algum restaurante ou prato típico nessa lista? Deixe aqui nos comentários!
Leia também:
5ta Saroco, o melhor hotel ecológico em Bogotá
2 comments