Sempre que os turistas chegam em Paraty, existem 2 meios de transporte que são os mais utilizados, os carros e os barcos.
Paraty é conhecida não só pelo seu lindo e cultural Centro Histórico, mas também pelas suas incríveis praias de difícil acesso. Por isso é muito comum que os turistas façam os passeios de barco pela região, mas existe uma maneira alternativa, que poucas pessoas utilizam, e que te leva para lugares exclusivos.
Alugar uma bicicleta é uma tarefa relativamente fácil, mas alguns pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na sua experiência. Por isso fui atrás da melhor indicação que encontrei aqui em Paraty e te trago hoje um bate papo com o Alison e a Bia da Sou + Bike, para que você possa conhecer as pessoas por trás dessa modalidade, e entender como alugar uma bicicleta em Paraty pode fazer a diferença na sua viagem.
A história
Um jovem casal de São Paulo, viviam suas vidas no estresse cotidiano de uma grande cidade, até que o Alison teve um colapso nervoso em plena Avenida Paulista, descobriu que tinha desenvolvido Síndrome do Pânico devido a grande carga de trabalho e pressão do dia a dia que enfrentava como publicitário. Depois desse episódio o casal entendeu era hora de recomeçar, e em 2012 mudaram para Paraty.
A ideia inicial do Alison e da Bia era de abrir uma agência publicitária na cidade, mas logo de cara perceberam que isso não ia rolar. Começaram então a trabalhar com turismo e gastronomia, onde se encantaram com as novas oportunidades e conheceram uma versão nova deles mesmos.
A paixão do Alison pela bicicleta começou lá na infância, e quando adulto sempre que podia ele usava não só para lazer, mas como meio de transporte. A paixão era tanta que a primeira coisa que o casal fez ao chegar em Paraty foi vender o carro e comprar duas bicicletas. A locomoção por bicicleta na cidade fazia todo sentido, belas paisagens, ruas com poucas ladeiras, liberação de endorfina e aumento de serotonina (ótimos para saúde mental), e claro, economia financeira.
O que eles não esperavam é que essa paixão viraria um negócio. A Bia, que trabalhava na praia Jabaquara, vivia recebendo pedido de hóspedes para aluguel de bike e ela sempre tinha que encaminhá-los para o centro da cidade, foi um hóspede que sugeriu que eles alugassem ali mesmo naquela praia. Ela lançou a ideia para o Alison, que topou, pegaram o cartão de crédito e compraram 5 bicicletas de passeio.
A Sou + Bike surgiu em 2014 assim, pequena, como um teste, em um ponto na praia do Jabaquara. Com a internet o projeto foi alcançando mais pessoas que queriam vivenciar Paraty com calma, liberdade e exclusividade.
Com o tempo a demanda foi crescendo, e surgiram grupos que queriam se aventurar pelas trilhas, por isso eles começaram também a explorar o turismo de aventura. Hoje a Sou + Bike tem no portfólio 18 bicicletas de passeio e 14 mountains bikes, e recebem grupos do mundo inteiro que querem apenas passear ou explorar as trilhas que levam para praias e cachoeiras de difícil acesso.
Para o Alison e a Bia trabalhar com algo que são apaixonados não tem preço, é diversão e trabalho caminhando de mãos dadas, isso fez com que eles pudessem se engajar mais nas questões sociais e ambientais da cidade, criar vínculos e ajudar no desenvolvimento da mesma.
A Bia também está à frente de um grupo de remo, onde existe a opção de aulas semanais para os moradores, ou os passeios para turistas. Inclusive, este grupo de remadores da região estão indo para a 5ª edição da Remada Ecológica. No ano de 2018 eles recolheram 1,2 toneladas de resíduos sólidos em apenas 3 horas! Assustador, não é? Mas que bom que existem pessoas como o casal e outros morados que estão tomando frente a iniciativas como essa.
O próximo objetivo é fazer uma Pedalada Ecológica, acompanhe a página deles para receber as novidades.
Andar de bicicleta em Paraty
Paraty é um ótimo lugar para andar de bicicleta em qualquer nível de pedal que você esteja. Aqui estão 7 motivos para andar de bicicleta em Paraty
- Na cidade existem muitos restaurantes bons e você vai querer queimar essa comida extra rsrs;
- As ruas são planas de uma maneira em geral e as ladeiras que existem raras vezes são íngremes;
- As estradas possuem um acostamento largo, são cercadas pela Mata Atlântica e são um passeio por si só;
- Existem muitas praias e cachoeiras que você não acessa de jeito nenhum ou com muita dificuldade de carro;
- A gasolina aqui é muito cara, vai uma boa economia não usar o carro;
- É uma maneira de você contribuir com a preservação não só da região, mas do mundo.
- A natureza aqui é muito rica, e é como dizem por aí, “O que importa não é o destino e sim o caminho”.
Aluguel de bicicleta em Paraty com a Sou + Bike
Para o alugar bicicleta em Paraty com a Sou + Bike existem algumas opções:
- Por hora;
- Diária;
- Pacote com mais de uma diária e desconto progressivo;
- Experiências personalizadas.
As experiências personalizadas incluem qualquer nível de pedal que você está, e elas podem variar desde algumas horas, até um roteiro mais completo durante alguns dias. Aqui o Alison te guia para praia, cachoeira ou outro lugar de preferência, e te leva lanche, snacks, água e isotônico.
O que está incluso no aluguel da bike
- Suporte 24 horas;
- Capacete, cadeado e uma aulinha com orientações para pedalar em segurança. (Já imagino você torcendo o nariz para esses itens, mas lembre-se sempre o quanto é necessário estar em segurança para não estragar a sua viagem.);
- Eles levam e buscam a bicicleta onde você está hospedado;
- Eles tem um check-out estendido em relação às outras agências, a diária vai até as 22h00.
Estes são os itens básicos, e são acrescentados mais itens como o guia e alimentação, dependendo da experiência que você fecha.
Como alugar
Você pode alugar através do Whatsapp deles.
Fale que você tem o cupom de desconto #porumrecomeco e ganhe 10% de desconto.
Aluguel de bicicleta, uma viagem sustentável
Ok, é preciso muito preparo para viajar a longas distâncias de bicicleta, mas já te provei aqui que o viajar de bicicleta pode ser muito divertido, interessante e você ainda ajuda a diminuir a pegada de carbono e impacto que os outros transportes deixam por onde passam.
Precisa de mais alguns motivos?
- Melhora a saúde física, mesmo que seja como meio de transporte, você continua estimulando o seu corpo.
- Melhora a saúde mental, com os hormônios que são liberados.
- Reduz não só a poluição atmosférica como também a sonora.
- É preciso menos intervenções nos acessos e vias do que com outros meios de transporte.
- Diminui o risco de acidentes no trânsito.
- Incentiva o poder público e privado a investir neste transporte, assim como na educação da comunidade para o mesmo.
- Te dá mais liberdade de horário e mobilidade.
- Ajuda a apreciar com calma e conhecer melhor a cidade.
Espero que este post tenha te animado para experimentar Paraty de bicicleta, este tem sido o meu meio de transporte na cidade e está sendo mágico. Quem sabe não nos encontramos por aí?
Quer saber um pouco mais sobre mobilidade de bicicleta?
No site Bicicleta nos Planos você encontra estudos, infográficos e dados sobre várias cidades e suas ciclovias no Brasil.
Abraços!
1 comment