Um dos principais caminhos para ter uma vida mais sustentável e saudável, é aprendendo a usar os materiais dentro de casa que muitas vezes seriam desperdiçados.
O mundo é circular e tudo pode ter uma utilidade.
A eco-enzima foi essa receita mágica que apareceu, super fácil de fazer e, muito eficiente. Existe uma versão tradicional dela, que é feita com todo resto de vegetais e legumes crus, mas a versão que eu aprendi foi apenas com cascas de cítricos pela capacidade de limpeza deles. Eu curti muito essa versão pelo cheiro agradável que fica.
Versão tradicional da eco-enzima
Eco-enzima com cítricos
A eco-enzima com cítricos é também uma ótima solução para quem faz compostagem com minhocas e não pode descartar esse material na composteira, a eco-enzima é uma alternativa para não precisar descartar os cítricos no lixo comum.
Utilize sempre apenas o resíduo da fruta, como a casca e o bagaço, assim você faz uso consciente daqueles alimentos que consome.
Como fazer a limpeza da casa com eco-enzima
Para limpar a casa você pode usar apenas a eco-enzima que por si só já é um antibactericida, mas se você quer uma limpeza um pouco mais profunda vale acrescentar outros ingredientes.
Receita vegana e natural para limpar a casa
Ingredientes
- 400 ml de eco-enzima
- 100 ml de vinagre de maçã
- 2 colheres de sopa com bicarbonato de sódio
Preparo
Misture tudo em uma embalagem, agite antes de usar. Se preferir coloque em um recipiente com borrifador para facilitar a limpeza.
Caso queira limpar algum lugar muito gorduroso vale colocar um pouco mais de vinagre e de bicarbonato na mistura.
Outros usos para a eco-enzima
Cicatrizante natural e vegano
A eco-enzima pode ser um ótimo cicatrizante para machucadinhos superficiais, por isso, muito cuidado na hora de fazer este poderoso anti-bactericida, fique atentx à higiene.
Eu costumo usar a eco-enzima em espinhas, pequenas queimaduras ou assaduras.
Lava roupa natural e vegano
Outro uso maravilhoso para a eco-enzima de frutas cítricas é lavar a sua roupa, além de limpar muito bem, ainda deixa um cheirinho super agradável
Ingredientes
- Eco-enzima
- Sabão de coco natural e sólido (para evitar embalagem plástica)
- Vinagre de maçã (para amaciar)
- CASO PRECISE DE UMA LIMPEZA PROFUNDA – Bicarbonato de sódio
Preparo
- Rale a quantidade que você precisará do sabão de coco, e coloque em um potinho.
- Cubra esse sabão ralado com a eco-enzima.
- Coloque esses ingredientes onde você coloca o sabão na máquina.
- Coloque o vinagre onde vai o amaciante.
- Se for utilizar o bicarbonato de sódio, coloque junto com o vinagre. Irá causar uma reação efervescente, feche o recipiente e ligue a máquina.
Existem outras versões de produto de limpeza que são mais rápidos de serem feitos do que a eco-enzima que demora 3 meses, mas para eles você precisará de álcool e a ideia aqui é usar ingredientes naturais e, deixar essa alquimia linda acontecer.
Acompanhe o Instagram para receber mais dica sobre uma vida mais sustentável.
O que eu faço com os resíduos depois que eu coar a ecoenzima?
Boa pergunta Mônica. O ideal é que vá para uma composteira, mas como essa ecoenzima é cheio de coisa cítrica, nem todas composteiras aceitam, por exemplo, para as que vão minhoca é ruim. Se você tem uma composteira grande ou manda para a coleta, pode colocar ali. Caso contrário o jeito mesmo é deixar esse resíduo secar um pouco e jogar no lixo.
é possível compostar sem as minhocas, apenas alternando camadas de resíduos e material seco em uma composteira caseira
Legal Sérgio, mas aí não apenas o cítrico né?! Colocaríamos junto com outros materiais, certo? Eu já tentei compostar em casa sem minhoca, mas o processo fica mais lento e não tive muito sucesso!
compostagem
ja uso eco enzima e o residuo eu bato no liquidificador com mais agua e jogo no vaso sanitario limpa o cano que e uma maravilha, deixe no vaso sanitario a noite e de desgarga de manha antes de usar o vaso senao queima a louca
Olha que maravilha essa dica Isabel!! amei