Dólmen da Oração: uma reza aos antepassados, Florianópolis.

Se Florianópolis é a Ilha da Magia, o Dólmen da Oração é o Templo Sagrado. Seja você uma pessoa que acredita no místico ou não, não dá para ignorar a mágica da experiência de estar em cima da montanha, em um sítio arqueológico, vendo a imensidão do oceano. Neste artigo eu conto como foi a minha experiência no Dólmen da Oração, para aquelas pessoas que querem sentir com o coração, e depois compartilho informações práticas de como chegar, quanto tempo dura a trilha e etc. Espero que seja uma boa jornada.

O que é o Dólmen da Oração

O Dólmen da Oração é um sítio arqueoastronomico no lado leste de Florianópolis, que representa um calendário astronomico dos antigos povos que viviam na região. No local é possível ver a marcação do tempo nas pedras, que foram dispostas para marcar especialmente os solstícios de verão e inverno, e os equinócios de outono e primavera. O Dólmen da Oração é muito frequentado por viajantes que desejam fazer umas das trilhas mais bonitas da região ou por pessoas que buscam uma conexão mística com a ilha. O espaço é mantido pelo Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia.

Dólmen da Oração: uma reza aos antepassados, Florianópolis.

Essa experiência aconteceu em 27/04/2022

Essa história vem fresquinha, de uma experiência que mudou a minha vida nesta tarde. “Mas como assim, aconteceu agora e já mudou sua vida?” Olha, acho que só sabemos mesmo quando uma experiência mudou a nossa vida depois que tivemos tempo de processá-la. Só que hoje eu senti, em cada célula, que eu não sei o que foi, mas algo mudou.

Estou em Florianópolis. Nada aqui me chamava muita atenção antes. Eu nunca gostei muito de destinos que todo mundo ama! Não que eu seja muito alternativa, mas não sei, gosto do banal. Até que no final do ano de 2021 começou a acender uma luz em mim “Vai para Floripa”.

Agora faz quase um mês que estou na ilha. Já peço imensas desculpas pela minha prepotência de achar que esse amor quase que unânime era só um delírio coletivo. Eita lugar maravilhoso! Aqui tem um quê. Essa coisa de Ilha da Magia é real e hoje ela mostrou mais um dos seus encantos.

Estou hospedada na Barra da Lagoa, que dá acesso a trilha da Boa Vista. Nela há um caminho para o Dólmen da Oração, que me indicaram fortemente. Passei de raspão pelo monumento diversas vezes sem visitá-lo, e agora, minha última semana de viagem, a porta se abriu para mim.

Dólmen: dol = mesa e men = pedra. Monumento megálitico com objetivos religiosos, ritualísticos ou fúnebres.

Trilha da Boa Vista em Floripa. Por ela você pode ir até o Dólmen da Oração ou seguir para Galhetas.

História do Dólmen da Oração em Florianópolis

A jornada para o Dólmen da Oração começa no IMMA (Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia), onde fui recebida pelo pesquisador Adnir, que mostra já estar mais do que acostumado em contar sua história diversas vezes, sem deixar a paixão e o encanto de lado:

O ano era 1986, Adnir Antonio Ramos, um rapaz de 26 anos, tirou a carta para dirigir barco, pois, tinha o sonho de viajar pelo mundo de navio. Ele era pescador e foi levar uns amigos para a pesca, mas o mar estava agitado e eles voltaram para terra firme. O Sol que nascia se enquadrava perfeitamente entre duas pedras que pareciam ter sido colocadas no ponto exato! “Isso não pode ser só uma coincidência” – ele pensou.

Depois desse dia, Adnir se comprometeu a estudar o que era esse monumento. Como não haviam respostas nos livros, o jeito foi ele mesmo escrever a história. Prestou vestibular e não passou, com o dinheiro da pesca fez cursinho pré-vestibular até conseguir entrar no curso de biblioteconomia. 

Levado especialmente pela sua intuição, que surgia em pensamentos relâmpagos, sonhos ou pessoas que aparecem no último minuto do dia, o pescador foi, pouco a pouco, desvendando os mistérios dos Sambaquis (povos que habitavam o litoral e chegaram em Florianópolis a mais de 6.000 anos).

Essas pedras que enquadravam o Sol, ele descobriu, faziam parte de uma calendário maior que marcava os Solstícios e Equinócios. O conjunto completo que compõem esse antigo monumento foram se desvelando para ele, uma pedra de cada vez. 

Adnir Antonio Ramos em uma das pedras de observação que ficam na parte de baixo da montanha.

Se você não acredita que nascemos destinados para algo maior, talvez achará que é um mero acaso que essas pedras estivessem quase todas localizadas dentro do quintal da casa dele, onde brincou, descansou e trabalhou da infância até a sua vida adulta. Será coincidência?

Dentro de uma salinha de palestras o pesquisador foi contando como seus estudos revelaram que as imagens rupestres tinham uma semelhança admirável com a estrutura do DNA. Cálculos e pesquisas foram feitas para entender como os números de linhas nos desenhos em pedra representavam nossas estruturas celulares.

Artes rupestres dos Sambaquis, fazem parte dos estudos e da palestra de Adnir

Ali ele falou sobre essa estrutura universal que permeia todos os tipos de vida, abordando teorias que nos fazem refletir, como a crença de que existiram muitos Big Bangs e, que na verdade, cada gestação de um novo ser é essa explosão que pode ou não resultar em uma nova Vida.

Conforme ele falava uma emoção inexplicável explodia dentro de mim, dizendo “É por isso que você viaja, é sobre isso que você deve contar”. É como se eu já tivesse ouvido essa história muitas outras vezes, ao mesmo tempo que um mistério se revelava com graça, me provocando por ainda entender tão pouco sobre a existência humana.

Daquela salinha até a subida ao alto da montanha, com uma vista de azul infinito, daquelas que você não sabe onde começa o mar e o onde termina o céu, onde os pássaros voavam usando com sabedoria o vento e, o calendário de milhares de anos atrás, se mostrava firme apesar dos anos, pude sentir a Grande Magia.

O Dólmen da Oração onde temos a vista da Praia do Mole e Praia da Galhetas

Como se não bastasse tamanha grandeza, ainda descobri essas pedras se alinham com outros importantes monumentos como Machu Picchu, formando uma grande teia de pontos energéticos da Terra, e com as constelações de Orion e Pleiades, cultuadas também em outras culturas ancestrais. 

Estar ali em cima foi só o toque final, a comprovação de que todo aquele sentimento que tive ao ouvir a história do Adnir e dos Sambaquis, era tão verdadeiro quanto a beleza que eu via no alto da montanha.

A grandeza daquela natureza me fez sentir tão pequena que pareceu pegar meu Ego no colo e dissolvê-lo gentilmente, me dando a certeza de que existe algo maior do que a minha existência. Meus problemas e conflitos são levados. No lugar uma Fé profunda brota. Eu agradeço aos antepassados e faço uma reza pelo lembrete gravado em pedras de que esse mundo é mágico e é Sagrado.

Como visitar o Dólmen da Oração em Florianópolis

Há três formas de visitar o Dólmen da Oração:

  1. Pela trilha que sai da Fortaleza da Barra.
  2. Através do instituto Imma, que foi a experiência que eu tive e mais recomendo, por ser uma experiência mais completa e também por apoiar o projeto que cuida desse espaço.
  3. Na trilha da Boa Vista, saindo da Barra da Lagoa ou da Praia do Mole.

Trilha Dólmen da Oração saindo do IMMA – entrada oficial

Na Fortaleza da Barra, você verá logo no início da via uma grande placa de madeira do lado direito dizendo Trilha do Dólmen da Oração, essa é a entrada oficial através do instituto IMMA. Você pode fazer a visita autoguiada no valor de R$15,00 ou receber a guiança do Adnir com valor sugerido de R$50,00 (esse valor pode ser negociado caso seja para grupo ou alguma exceção).

Eu recomendo fortemente fazer a visita com o professor Adnir. Além da explicação histórica e mística sobre o local, ele também mostra direitinho os pontos importantes do calendário nas pedras e, de quebra, dá uma super aula sobre sustentabilidade e a vegetação da área. Ainda, o IMMA oferece diversos eventos interessantes, como avistar o Solstício ou o Equinócio no calendário astronômico de pedras. Toda a programação você pode ver no Instagram deles.

Além da visita você pode conhecer a história do Adnir através do livro Divino Gênese: As descobertas do pescador. Vendido pelo próprio IMMA.

Localização: Rua Laurindo José de Souza, 188, CEP 88061-400 – Fortaleza da Barra da Lagoa Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
Como chegar: Você pode ir de carro ou pegar o ônibus 360 que sai da Lagoa da Conceição em direção à Barra da Lagoa.

Tempo de trilha: 1 km, média de 40 minutos
Nível de dificuldade: médio

Saiba mais: arqueoastronomia.com.br

Trilha Dólmen da Oração saindo da Fortaleza da Barra

Também na Fortaleza da Barra você encontrará uma placa indicando Trilha da Fortaleza à Galheta, atenção, aqui não é para entrar onde está escrito Trilha do Dólmen da Oração, este caminho te ensinarei mais adiante. A entrada é gratuita e você deverá pegar a trilha para subir a montanha. No alto da montanha aparecerá uma trilha para a sua esquerda e outra para direita, pegue a sua direita e assim que tiver mais um caminho a direita vá por ele, caso contratário, você acabará descendo até a Galhetas.

Se tiver pessoas por perto o jeito é pedir indicação, já que por aqui não há boa sinalização.

Tempo de trilha: 1 km, média de 40 minutos
Nível de dificuldade: médio

Dólmen da Oração pela trilha da Boa Vista

A Trilha da Boa Vista corriqueiramente é feita através da Barra da Lagoa. Chegando na Barra da Lagoa você deverá atravessar o canal da lagoa por uma ponte de pedreste, virando a direita você já verá indicações para a trilha. O começo pode ser um pouco puxado para quem não está acostumado com caminhas, já que é uma grande subida até o topo da montanha, porém, cada momento ali vale a pena, o mar e a lagoa vão aparecendo cada vez mais exuberantes conforme subindo, mostrando de um lado um azul infinito e do outro o verde da vegetação.

Não há muito mistério para andar por essa trilha, ela é uma linha reta e sua paisagem varia de grandes pedras para contemplar a paisagem e vegetação que está em recuperação, já que antes ali costumava ser local de pastagem. Quando você começar a descer novamente chegará em uma bifurcação, virando para o lado direito você descerá na Fortaleza da Barra e virando para o lado esquerdo (que é o que queremos) você poderá descer até a Galhetas ou continuar para o Dólmen da Oração.

Para chegar no Dólmen da Oração pela trilha da Boa Vista pegue sua esqueda nessa bifurcação, porém, preste atenção: assim que puder virar à direita faça isso para ir até o Dólmen, caso contrário, irá parar na praia da Galhetas. Você saberá que chegou no lugar certo quando ver grande pedras colocadas na diagonal ou em posições não convencionais.

Tempo de trilha: 3 km, média de 1h15 minutos
Nível de dificuldade: médio

Porque visitar o Dólmen da Oração

O Dólmen da Oração não é apenas uma trilha, mas sim um sítio arqueológico que carrega uma linda história dos povos ancestrais do Brasil. Se conectar com este conhecimento é ver a grandeza dos povos que habitavam essa região e se maravilhar com a beleza natural que há em Florianópolis. Sem dúvida, o Dólmen da Oração é uma das trilhas mais bonitas da ilha.

Outro ponto interessante e pouco explorado dessa região é que ela está em uma área de recuperação, portanto, podemos ver um lindo exemplo de como podemos regenerar áreas degradadas e tornar um local mais atrativo para viajantes e pessoas em busca de conexão com a natureza.

Onde se hospedar

Se o seu foco de viagem é visitar o Dólmen da Oração, os locais mais próximos para se hospedar são, por essa ordem, os bairros: Fortaleza da Barra, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição.

 

Gosta de viagens transformadoras? Leia também:

Agrofloresta em Paraty – A incrível história do Sítio São José
Cidade Escola Ayni – Voluntariado – Uma viagem transformadora

6 comments

  1. Querida Renata, como você bem mencionou este lugar é mágico e da para ver, sentir e ouvir essa magia emanada por nossos ancestrais na sua redação. Espero tocar muitos corações como o seu que está desperto para a nova e antiga realidade. Aqui na trilha do Dólmen da Oração o tempo não é barreira para nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Renata
Renata G. Ferreira
Perfil
Close

Por um Recomeço

Por Renata G. Ferreira

Por um Recomeço © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close