Beleza e higiene pessoal Consumo consciente Dicas práticas Home Menos lixo Viagem

Nécessarie de viagem, o que você deve levar.

Como uma nômade digital e mulher minimalista, eu aprendi a levar tudo o que preciso sem fazer muito volume, e de quebra, optando por produtos ecológicos. Hoje quero te mostrar como montar uma nécessarie de viagem, o que você deve levar.

Antes de te dar uma listinha completa, quero deixar alguns truques, assim você terá mais liberdade para adaptar minhas dicas para a sua realidade.

Opte por produtos multiuso

Quando você viajar não precisa levar vários produtos para cada coisinha. Existem muitas opções multiúso, como óleos naturais que servem para hidratar a pele, mas também como um leave-in para o cabelo.

Um exemplo que amo, especialmente para nômades digitais, que ficam muitas vezes em hostels ou casas alugadas, é levar o óleo de coco. Este lindinho é ótimo para a pele, cabelo, tirar maquiagem e ainda serve para cozinhar.

Produtos sólidos são mais compactos

Sabonete, shampoo, condicionador, hidratante e até mesmo pasta de dente. Esses são exemplos de cosméticos que geralmente ocupam muito espaço na mala, dão problemas para levar no avião pelo fato de serem líquidos, tem limitação de tamanho na mala de mão e ainda existe o risco de vazar, e felizmente, podem ser substituídos facilmente por opções sólidas ou em pó.

Para estes itens é comum que precisemos de uma adaptação, então, indico que comece a usá-los antes da viagem, assim você já estará super acostumada quando adicioná-los na sua nécessarie.

Como montar uma nécessarie prática para viagem, o que você deve levar.

Itens que são indispensáveis na nécessarie

  • Escova de dente de bambu – eu amo esse tipo de escova pelo fato de serem naturais. Terminou de usar? É só cortar as hastes de plástico, deixar em um potinho para reciclar, e o corpinho da escova pode ir para o lixo comum, compostagem ou para alguma hortinha.
  • Pente de bambu – eles são super leves, ecológicos e tem uma ótima durabilidade, já que não ficam frágeis com o tempo como é o caso das opções de plástico.
  • Pasta de dente em pó ou opção mais natural – eu amo a pó dental, acho que ele é super prático, cabe em potes pequenos ocupando menos espaço, e me permite escovar o dente em qualquer lugar sem prejudicar a natureza. Como costumo acampar e praticar ecoturismo, esse é um item indispensável.
  • Fio dental biodegradável – essa é uma opção incrível para viagem, já que muitas vezes não sabemos como o lixo será descartado. O fio dental biodegradável é de ótima qualidade e pode ser dispensado no lixo comum.
  • Desodorante natural – este também tem opções sólidas e compactas. Hoje eu estou usando um líquido por que era o que havia disponível quando eu precisei. Os desodorantes naturais são maravilhosos para a nossa saúde, já que eles não possuem alumínio, e outros ingredientes pesados para o nosso corpo.
  • Shampoo e condicionar sólido – amo cuidar dos meus cabelos com eles. Eu tinha um super problema com cabelo oleoso, porque as opções mais sintéticas pesavam e deixam muito resíduo no meu couro cabeludo. As opções sólidas, além de serem produtos super compactos, também me dão a liberdade de não precisar lavar o cabelo todos os dias.
  • Óleos para pele e cabelo – hoje eu costumo andar com dois óleos vegetais, o de castanha e o de pracaxi, ambos são ótimos para hidratar a pele, tirar manchas e dão definição para os cachos. Como são óleos concentrados, precisamos de apenas 2 ou 3 gotas para usar, o que faz ser super econômico.
  • Óleos essenciais – como eu não uso perfume, gosto dos óleos essencial para substituí-lo quando quero algo específico. Além disso, os óleos são bons para nos acalmar, dar ânimo, cicatrizar, espantar mosquitos e muitos outros usos. Eu gosto do trio lavanda, melaleuca e alecrim.
  • Discos de pano para limpar o rosto – estes são pequenos pedaços de tecidos, que podem ser de crochê, de algodão, ou até um pedaço daquela toalha velha que você tem em casa. Eu uso para substituir o algodão descartável, assim ocupo menos espaço, mas também evito produzir tanto lixo.
  • Coletor menstrual e absorvente de pano – o coletor menstrual é muito prático para viagens, ele pode ser facilmente higienizado com água quente, não ocupa espaço e dá muita mobilidade. O absorvente de pano não é tão prático assim por precisar lavar, mas eu costumo carregar 2 unidades comigo, já que no primeiro dia de menstruação costumo ter bastante cólica e essa é uma opção mais confortável.
  • Limpador de ouvido – esse é um item usado no Japão e que está começando a cair no gosto aqui pelo Brasil. Eu não diria que ele é totalmente indispensável, já que podemos lavar com o ouvido com água mesmo, mas para quem faz questão de limpar o ouvido com cotonete, fica aí uma opção que ocupará muito menos espaço do que uma caixinha inteira.

Abaixo deixo um vídeo onde mostro todos esses itens, ensino como usar, e deixo mais algumas opções que carrego comigo.

Graduada em psicologia e pós-graduada em Negócios da Moda, direcionou suas formações para a sustentabilidade. Após conhecer algumas iniciativas no Brasil e na ânsia de descobrir novas, colocou o pé na estrada. Através de viagens e experiências sustentáveis, facilita o caminho da transformação pessoal necessária para uma vida mais integrada.

0 comentário em “Nécessarie de viagem, o que você deve levar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: