Saiba como aproveitar os alimentos e economizar com comida

Aproveitar os alimentos ajuda a evitar desperdício, absorver diferentes nutrientes e ainda economizar dinheiro com comida.

Para aproveitar melhor os alimentos compre de produtores orgânicos, assim você não terá que se preocupar com uma super higienização por causa dos agrotóxicos, além disso, se você comprar diretamente na feira e não em um super mercado, é mais fácil você achar o alimento com todas as suas partes.

Veja que parte dos alimentos você pode consumir.

Folhas e/ou talos comestíveis:

Abóbora

A abóbora, que já é um ótimo alimento, possui também folhas riquíssimas que servem de alimentos para nós. Ela podem ser comidas cruas, cozidas e em sopas.

Separei aqui para vocês uma receita da Neide Rigo que entende tudo de alimentação natural.

Alho-poró

Este vegetal que pertence a família da cebola e alho, tem um gosto marcante porém mais suave do que o restante da família. Ele é versátil, desde suas folhas até seu talo pode ser consumido cru, cozido, frito ou até mesmo no caldo de legumes para dar um gostinho extra na comida.

O alho-poró é super fácil de plantar, aproveite também que ele geralmente vem acompanhado com a sua raiz e coloque ela em algum vaso que pegue meio-sol diariamente, regue todos os dias.

Veja essa receita simples de patê com folha de alho-poró

Beterraba

Muitas pessoas conhecem este alimento por sua forma arredondada e cor chamativa, mas poucos sabem que ele possui folhas super saborosas. Você pode usar as folhas e seus talos na versão crua ou refogadas, para isso pique bem para acompanhar a salada, faça um refogado para substituir a couve ou acrescente em um suco.

Brócolis

As folhas e talos do brócolis podem ser consumidas cru ou refogadas, se optar pela primeira versão o ideal é utilizar em sucos ou bem picadinho em saladas.

Cenoura

A folha de cenoura lembra uma salsinha pequena, apesar da sua rama ser muito volumosa. Com pequenas folhinhas você pode colocar na salada ou usar para temperar algum prato.

Couve-flor⠀⠀⠀⠀

A folha de couve-flor possui um talo robusto e fica deliciosa refogada. Além de ser ótima para incrementar o feijão com arroz do dia-a-dia, é também muito boa para recheios de tortas, quiches e etc.

Cascas comestíveis que você pode comer crua:

Abobrinha

A abobrinha pode ser consumida de forma crua, cozida, assada, refogada, vai bem na salada, sopa, assada com algum recheio, cortada como uma espaguete, marinada como um ceviche e por aí vai.

Adoro essa receita de ceviche de abobrinha, sempre faz muito sucesso quando eu sirvo como entrada.

Ceviche de abobrinha (4 porções)

Ingredientes

  • 2 abobrinhas médias
  • 1 cebola roxa cortada em tiras finas
  • Suco de 1 limão siciliano ou limão cravo
  • Pimenta dedo de moça (a gosto)
  • Azeite de oliva (a gosto)
  • Sal (a gosto)
  • Folhas de coentro picado (a gosto)

Preparo

  • Com um mandolim corte a abobrinha em tiras finas no sentido do comprimento até começar a chegar nas sementes, dispense essa parte interna para o ceviche e use para outro preparo.
  • Corte a cebola em tiras finas.
  • Abra a pimenta e tire as sementes, pique bem miúdo.
  • Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem, acertando a quantidade de temperos.
  • Deixe marinar até a abobrinha ficar macia.

Beterraba

Apesar da casca mais durinha, a beterraba pode ser consumida por inteira crua. Para comer a beterraba crua você pode passar esfregar um pano de prato para tirar as fibras que podem te incomodar e depois pica-la ou preparar um suco.

Cenoura

A cenoura, bom, eu sinceramente não entendo quando as pessoas tiram a casca dela! rs Uma boa higienização é o suficiente para poder comer essa alimento maravilhoso por inteiro.

Chuchu

Quando soube que pode comer a casca do chuchu fiquei surpresa, já que ele possui esses pequenos espinhos, mas ela pode sim ser consumida crua, desde que ele ainda esteja mais para verde do que maduro.

Kiwi

Kiwi é uma fruta deliciosa e que pode ser comida com casca e tudo, caso você não goste da textura dos pelos dela basta esfregar com um pano de prato antes de consumir.

Mamão

O mamão pode ser consumido com casca e com sementes, essas duas partes têm um gosto mais amargo que o restante da fruta, então, uma boa ideia pode ser comer apenas uma parte e congelar o restante para bater com algum suco.

Manga

A casca da manga pode ser comida com o restante da fruta, mas se também acrescentada em alguma receita, pode ser em uma salada ou até mesmo em um prato quente como o risotto.

Pepino

Apesar da casca do pepino ser um pouco mais dura que o restante do fruto, ela é totalmente comestível e pode trazer uma crocancia interessante.

Cascas comestíveis que NÃO exigem preparo extra, ou seja, você prepara junto como um todo o alimento:

Abóbora

Eu adoro coisas crocantes no prato e a casca da abóbora sempre trás este toque. Você pode cozinhar ou assar ela junto com o restante da abóbora, eu costumo usar ela inclusive em purê ou sopa, deixa com uma textura interessante.

Batata

A casca de todos os tipos de batatas podem ser consumidas, o ideal é que você as prepare junto com o restante da batata, pode ser cozida, assada ou frita. Se você quer um aspecto mais molinho como o restante do alimento, minha indicação é que cozinhe bem ela.

Cascas comestíveis que exigem preparo extra, ou seja, você prepara separadamente do restante do alimento:

Abacaxi

A casca do abacaxi não pode ser comida diretamente pela sua textura, mas pode ser usada no preparo de sucos, você pode utilizar apenas ela neste preparo ou misturar com o restante da fruta.

Banana

Sim, você pode comer a casca da banana e ela é deliciosa. Para o seu preparo, se você preferir, pode raspar um pouco da parte branca de dentro dela, depois você pode desfiar com um garfo ou picar tiras finas e depois refogar.

Adoro a receita de banana-louca, fica ótima para um lanche.

Laranja e limão

A laranja e o limão são ótimas frutas para usar a casca e existem várias opções. Você pode raspar a casca e usar em um bolo ou um prato salgado, ou ainda ferver na água para sair o amargo e usar a casca toda em qualquer receita.

Essas duas frutas ainda são muito boas para receitas de produto de limpeza, como a eco-enzima que é um poderoso antibactericida natural.

Maracujá

A casca do maracujá pode ser consumida como farinha, geleia ou doce. A farinha dela é super nutritiva e deliciosa.

Melância

A casca de melancia pode ser usada para vários tipos de receitas, desde salgado, doce, até mesmo suco.

Aqui você consegue ver várias receitas para fazer com a casca da melância.

Melão

O melão é uma fruta que você pode comer a casca e o caroço. A casca do melão você pode refogar, colocar em um prato salgado ou fazer um doce com ele, com as sementes você pode fazer um leite, ou ainda você pode juntar a casca, a carne e a semente, e fazer um belo suco.

Aproveite e veja como fazer suas compras sem utilizar sacola plástica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s