Restaurante Vegano em Paraty

Está viajando e gostaria de comer em um bom restaurante vegano em Paraty? Veja as opções que descobri pela cidade.

Paraty tem um título de cidade gastronômica, que vem devido à agricultura local e, a quantidade de restaurantes de qualidade na região. Me surpreende o pequeno número de locais que oferecem comida vegana comparado ao volume de turismo que recebemos aqui, infelizmente não temos um restaurante estritamente vegano, mas podemos achar boas opções de restaurante que oferecem comida vegana em Paraty para quem está de passagem.

VEJA TAMBÉM O ROTEIRO DE PASSEIOS EM PARATY, CHEIO DE CULTURA, PRAIA E CACHOEIRA.

Restaurante vegano no Centro Histórico

Cais Pizza Bar

Se você quer pizza vegana em Paraty, aqui é o lugar, localizada no Centro Histórico a Cais Pizzaria tem um salão super agradável, aceita pet, e tem a massa da pizza vegana. As opções de pizza veganas são de abobrinha, berinjela, marguerita sem o queijo, rúcula com tomate seco, palmito orgânico, shitake, ou ainda a combinação que você quiser.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 378ao lado do Correios

Funcionamento: todos os dias das 18:00 às 23:00

Casa do Fogo

Conhecida pelos seus flambados, a Casa do Fogo é um restaurante pequeno e charmoso no centro de Paraty.

Nas palavras deles O restaurante trabalha primordialmente com uma gastronomia sustentável, que tem como prioridade o compromisso de pesquisar, desenvolver e difundir uma culinária de padrão internacional inspirada na cultura regional e na utilização de produtos orgânicos, agroflorestais, agropecuários e pesqueiros ecologicamente produzidos pelas comunidades locais.” Viva!!!

No cardápio optei pela entrada de palmito e o flambado vegetariano, ele me lembrou um pouco o tempero de comida tailandesa.

Endereço: Rua Coronel José Luiz, 390

Funcionamento: todos os dias das 18:00 à 00:00

Cura Vegane

Quer pagar um bom preço no hambúrguer, levar para casa, comer sentado na praça ou na praia? A Cura Vegane vende hambúrguer pelo Centro Histórico de Paraty, além de aceitar encomenda! Todas as opções são veganas.

Quintal Verde

Entre os restaurantes tradicionais, o Quintal Verde é o que tem uma carta maior de vegetarianos ovolacto e restrito. Adoro quando há uma parte separada no cardápio indicando as opções como eles fazem aqui.

É um restaurante com comida mais caseira, bem servida, e com um ambiente agradável.

Endereço: Domingos Gonçalves de Abreu, 154

Funcionamento: De segunda a sábado das 11:30 às 23:00

Van Gogh

Particularmente um dos melhores hambúrgueres veganos que já comi. No Van Gogh você encontra a opção de hambúrguer de feijão preto e, ainda acompanha pode escolher entre dois tipos diferentes de queijo vegetal.

O Van Gogh está localizado no Centro Histórico e, sempre tem música ao vivo de qualidade.

Endereço: R. Dr. Samuel Costa, 248

Funcionamento: De quarta a segunda-feira das 18:00 à 00:00

Thai Brasil

O restaurante tailandês mais antigo aqui na cidade, eu ainda não fui lá provar, mas já ouvi muitas boas referências do restaurante.

Sua carta vegetariana é mais ampla do que outras opções tailandesas por aqui, com 3 opções de entrada e 5 opções de prato principal.

Endereço: Rua do Comércio, 308 A

Funcionamento: segunda a sábado das 18:00 às 23:00

Thai Paraty

Com três opções de entrada e três de prato principal, a culinária Thailandesa do Thai Paraty é deliciosa, e tem um diferencial que é o delivery para quem quer comer onde está hospedado, mas lembrando é sempre mais sustentável comer no restaurante para evitar o uso de embalagens descartáveis.

Endereço: Rua do Comércio, 371

Funcionamento: De segunda a sexta das 18:00 à 00:00, finais de semana das 12:00 à 00:00

Próximo ao Centro Histórico

Frida y Diego Taqueria

Essa taqueria que além de oferecer comida, tem noites de karaokê e música ao vivo, é charmosa e uma delícia para as noites de verão com o seu salão avarandado. Fique ligadx que praticamente todos os dias existe uma promoção diferente na casa, como tacos por R$ 10,00 de terça-feira, dias com double-drink e etc.

Gosto por que além das opções veganas, eles ainda trabalham com os produtores locais, oferecendo no cardápio opções orgânicas de alguns dos legumes e cogumelos.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 646

Funcionamento: Todos os dias 18:00 às 00:00

Istanbul

Comida árabe, sucos e chás deliciosos, no Istanbul que é um queridinho dos locais, você vai achar o Tapete Voador, uma opção de prato com falafel, pão sírio e patês.

O restaurante é pequenino e fica próximo à rodoviária, com balcão e, mesinhas na calçada e no quintal do fundo.

Endereço: Rua Manuel Torres

Funcionamento: Todos os dias das 12:00 às 22:00

Maria Fulô

Já falei algumas vezes no Instagram desse bistrô comandado pela Gih, mulher poderosa aqui de Paraty. O Maria Fulô é puro amor, comidinhas com aquele toque caseiro, muito bem feitas e com uma pegada natural, muitas opções de ingredientes locais e orgânicos, uma lojinha a granel e, opções de marmitas retornáveis. Todo dia tem algumas opções de entradas e pratos principais veganos, o meu predileto é de quarta-feira a feijoada super completa!

O Maria Fulo fica um pouquinho fora do centro e, funciona durante o dia, um ótima opção para comer em um lugar mais tranquilo.

Endereço: Rua Presidente Pedreira, 656

Funcionamento: Segunda a sábado das 12:00 às 17:00

Mão de Lotus

O Mão de Lotus é o único restaurante que oferece apenas refeição vegetariana aqui em Paraty, seja ovolacto ou estrita. Ele fica localizado em uma pequena galeria na avenida principal da cidade, e além das refeições oferece também opções de salgado.

Endereço: Avenida Roberto Silveira 718 Loja 06

Funcionamento: Segunda a sábado – 9:00 as 19:00

Restaurantes afastados do centro de Paraty

Fazenda Bananal

A Fazenda Bananal ganha pontos por ter um restaurante lindo, com hortinhas em cima da mesa, guardanapos de pano e canudo de papel. Além disso, 90% do restaurante é abastecido com a comida que eles produzem lá (menos carbono para a atmosfera) que vem de plantação agroflorestal e hortas sem agrotóxicos.

Na época em que fui eu precisei pedir uma adaptação em um prato, mas hoje eles possuem duas opções de legumes da horta.

Dica: se você for na alta temporada ligue antes para reservar, e assim você já pode conciliar com o horário do seu tour pela fazenda.

Endereço: Estrada da Pedra Branca, ao lado do Alambique Paratiana

Funcionamento: todos os dias das 10:00 às 18:00

Quiosque São Francisco

O único quiosque da cidade que conheço com opção vegana que sai do arroz e feijão. No quiosque São Francisco você encontra uma moqueca de banana da terra deliciosa, ela serve duas pessoas, mas você pode pedir uma porção menor se quiser para um.

Aproveite depois do almoço para deitar nas espreguiçadeiras, redes, ou ir até a Prainha que fica depois de uma trilha de 10 minutinhos.

Eles abrem também durante a noite!

Endereço: Praia Grande, Paraty

Funcionamento: todos os dias das 10:00 às 22:00

Quilombo do Campinho

Apesar do Quilombo do Campinho não ter opções veganas e, precisarmos fazer um bem bolado no prato, quero trazer ele aqui por toda a sua história e, consciência ambiental.

Com a decadência do regime escravocrata no final do século XIX, Vovó Antonica, Tia Marcelina e Tia Maria Luiza dão início ao quilombo, conduzindo o desenvolvimento do local.

Com muita história para contar, no Quilombo do Campinho você pode fazer uma visita para conhecer sua formação como uma sociedade colaborativa, suas histórias e culturas, e também seu processo de plantio sustentável.

Mas, caso não dê tempo de agendar a visita, vale a pena passar pelo restaurante que fica na beira da estrada entre Paraty e Ubatuba.

Para comer você pode pedir algumas porções, arroz, feijão e banana ou batata frita. Experimente o suco de Juçara, a fruta vem da palmeira juçara e lembra muito o gosto de açaí, maravilhoso!

Endereço: Campinho br 101 Km 584

Funcionamento: Todos os dias de 11:30 às 18:00 – Recomendo ligar antes ou confirmar no Facebook, pois, em algumas datas comemorativas o restaurante fecha e, em algumas ocasiões tem festa que deixa o restaurante aberto até mais tarde.

Dica extra!

Se você estiver em algum lugar que dá para cozinhar, de sexta-feira temos a feira da Agricultora Familiar com alimentos orgânicos vindo das fazendas locais e dos quilombos, ou, você pode pedir alguns legumes e vegetais com a Maria do Mercadinho Verde.

Um comentário sobre “Restaurante Vegano em Paraty

  1. Pingback: O que fazer em Paraty. Um roteiro consciente. | Por um Recomeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s