Hotéis sustentáveis para aproveitar o inverno em São Paulo

Ainda dá tempo de aproveitar a temporada de inverno com muito amor e carinho por essa natureza linda que nos cerca.

Separei aqui 3 hotéis sustentáveis em diferentes partes do estado de São Paulo para você curtir, relaxar e se conectar.

Em comum estes hotéis possuem gastronomia sustentável, spas e imersão na natureza, veja agora os principais pontos de cada um e descubra qual é o hotel ideal para você curtir suas férias.

Espaço Flor das Águas – Cunha (Hotel com prática de yoga e meditação)

O Flor das Águas está localizado em Cunha, última cidade antes de chegar no estado do Rio de Janeiro pela cidade de Paraty. Ele é de fácil acesso, próximo à estrada principal e também à entrada da cidade.

O espaço é perfeito para quem busca conexão com a natureza, silêncio, meditação e autocuidado. Seus fundadores acreditam na integração corpo, mente e espirito, por isso, todos os dias há prática de yoga, meditação, mantras e cantigos disponíveis para quem estiver hospedadx no espaço.

Aula matinal de yoga (Foto retirada do Facebook do Flor das Águas)

Lá você também encontrará diversos tipos de terapias, desde massagens tradicionais até terapias holísticas como sessões de feng shui com uma consultora, barras de access, entre outras, além de uma cozinha vegana, natural e sustentável de dar água na boca.

Meu último café da manhã na pousada. Queijos, pastas e geleias deliciosamente veganas

O Espaço Flor das Águas, além de ser uma pousada, também é uma comunidade com moradores e voluntários que estão lá para vivenciar o estilo de vida yogui, por isso, você ainda poderá passear pelos arredores e conhecer a horta orgânica, o espaço dos voluntários, a pequena igreja, e se banhar no Siloé. Em toda a sua extensão há diversos lugares e praças para você relaxar e se conectar.

Labirinto espiritual, ao lado ainda tem o físico e o mental

O que torna a hospedagem sustentável são alguns fatores como, o estilo de refeição servida que é de grande parte orgânica e de produção própria provinda da horta e da agrofloresta do Espaço Flor das Águas, a compostagem de seus lixos orgânicos e de banheiro, as estruturas de bioconstrução, e o próprio estilo de vida da comunidade que é pautada no cuidado com a terra e a natureza.

Além da hospedagem tradicional (quartos ou chalés), o Flor das Águas ainda conta com diversos tipos de retiros e formações em sua programação, além da possibilidade do voluntariado. Veja aqui as opções de hospedagem.

No alto está o restaurante e recepção, no meio os quartos e embaixo o spa (Foto retirada do Facebook do Flor das Águas)

Alguns dias lá pode ser tudo o que você precisa para aquecer o corpo, mente e coração neste inverno, e voltar para a rotina renovado.

Sobre Cunha – o que fazer

Apesar da proximidade com Paraty (cidade litorânea), Cunha fica no alto da serra e é uma cidade cheia de atrações gostosas para o frio, que variam desde visitas à fazendas com produções orgânicas, bistrô que serve shitake de plantação própria, vistas incríveis como na Pedra da Macela ou no Lavandario, cafés deliciosos na beira da estrada, e artesões ceramistas de muita qualidade, além de um centro tipicamente interiorano.

Ronco do Bugio – Piedade (Hotel petfriendly e alta gastronomia)

O Ronco do Bugio faz parte da associação Roteiros de Charme que seleciona hospedagens de luxo com princípios éticos, sociais e de qualidade, por isso, não espere nada menos do que muito requinte e atenção aos detalhes aliados com sustentabilidade.

Uma das opções de quartos (Foto tirada do Facebook do Ronco do Bugio)

Encontrado em Piedade e de fácil acesso por carro, o único desafio é a subida íngreme já no próprio hotel, mas nada que impeça sua chegada. Ao parar no estacionamento você já entra em um clima totalmente natural, onde encontra uma passarela de madeira cercada de árvores e pedras até chegar na recepção.

Chalé cercado pela natureza Uma das opções de quartos (Foto tirada do Facebook do Ronco do Bugio)

Sua construção é muito charmosa e cheia de elementos que lembram casarões antigos, como paredes de pedra e estrutura de madeira rústica, sempre com muito bom gosto e, sensação de aconchego que se estende para as atividades através do espaço terapêutico, piscina, sauna, piquenique na mata e trilhas para o mirante.

 Além dessas atividades na estrutura do hotel, há também a possibilidade de visitar produtores orgânicos locais que abastecem o restaurante do Ronco do Bugio, trilhas a pé ou até mesmo de bike pelas montanhas da cidade vizinha, Piedade.

Ofurô perfeito para os dias frios

O Ronco do Bugio é uma hospedagem petfriendly, e possui várias iniciativas sustentáveis, como a construção respeitando apenas as áreas de mata aberta, contratação de serviço e produtos da região, produtos naturais desde na limpeza até nos uniformes dos colaboradores, tratamento de resíduos, geração de energia limpa, entre outros.

Sobre Piedade – o que fazer

Piedade é uma pequena cidade onde seus principais atrativos são as trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, visite também o Parque Estadual do Jurupará, a Cachoeira do Alemão, o Santuário Hoozo do Brasil (pertencente à Seicho-No-Ie), e se você estiver na época de colheita aproveite o delicioso “Colha & Pague Kaki Fuyu”.

Ponto de Luz – Joanópolis (Hotel com cachoeira e shows intimistas)

O Ponto de Luz é o hotel ideal para alguns dias de retiro longe de qualquer barulho da cidade, já que além de se encontrar perto da cidade de Joanópolis que por si só já é tranquila, ele está ainda mais retirado e é necessário pegar uma estrada de terra para chegar.

Este isolamento não quer dizer que você não terá dias e noites divertidas e agradáveis, já que aos sábados eles recebem artistas novos ou já consagrados para se apresentar, com direito à show de talentos para os hóspedes que quiserem participar.

A cachoeira tem uma queda deliciosa e bastante lugar para nadar. Está foto foi tirada de longe, a queda é maior do que parece.

Durante os dias é possível curtir a linda cachoeira, andar pelos bosques, visitar a horta, relaxar no deque com uma linda vista, ou ainda se cuidar com os diversos tipos de terapias que eles oferecem. O Ponto de Luz também possui uma programação cheia de vivências de autoconhecimento, meditação, integração com a natureza, entre outros.

Essa jarra com água fica disponível no quarto para que você possa energizar com palavras positivas

Sua alimentação é natural e vegetariana, e parte dela vem da própria horta deles, as receitas são tão gostosas que eles lançaram até mesmo um livro com elas para os hóspedes que querem estender a alimentação em casa.

Vista da varanda do quarto que fiquei

Sua base em permacultura faz com que sua relação com o meio ambiente seja mais harmônica, priorizando os produtos naturais e sem agrotóxicos.

Veja as opções de hospedagem.

Sobre Joanópolis – o que fazer

Joanópolis é uma cidade cercada por uma linda represa e com a maior parte de Mata Atlântica preservada na região, por isso há bastante opções de cachoeira e trilhas na cidade. Entre as cachoeiras, abertas para visitação são a Cachoeira do Pires, a Cachoeira Escondida, ou famosa Cachoeira dos Pretos que é a 2ª maior do estado de São Paulo e está localizada em um parque com grande infraestrutura para você passar o dia.

A represa de Joanópolis é em grande parte de acesso apenas por casas particulares, mas você pode acessar também através do Mangue Seco. Aproveite também a mata preservada e a linda vista e faça uma trilha até o Gigante Adormecido, ou para os mais aventureirxs, salte de asa-delta na Serra do Lopo.

Aproveite seu inverno com o coração aquecido!

Para acompanhar mais dicas siga @porumrecomeco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s