Como ser mais sustentável. Veja os primeiros passos

Muitas pessoas sabem o quanto a sustentabilidade é importante, mas sentem uma barreira enorme que às separa de ter uma vida mais sustentável e consciente.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinh@. Essa semana postei lá no IGTV, a pedido de uma seguidora do Por Um Recomeço um vídeo dando dicas para os primeiros passos para ser mais sustentável.

Resumo do vídeo

  • Explico que estou no início do meu processo de mudança para ser mais sustentável, que sou formada em Psicologia e pós-graduada em Negócios da Moda. Vim de uma carreira que não era voltada para sustentabilidade e tudo o que sei são pesquisas como uma curiosa.
  • Dou os Primeiros passos para ser mais sustentável:
    1. Se questione – apenas quando comecei a entender que o sistema nos faz acreditar que a felicidade vem através do consumo, e ao olhar para o lado e ver uma sociedade extremamente infeliz é que entendi que havia algo errado.
    2. Se informe – o que a sua maneira de consumir gera para o meio ambiente? Veja documentários, livros.
    3. Reveja seu consumo – que marcas você compra? Elas são positivas para o meio ambiente? Você precisa do tanto que você tem? Dei a dica de ler o livro da Marie Kondo que mudou minha relação com as minhas coisas.
    4. Comece por aquilo que te toca – se gosta de cosmético vá atrás de marcas que são mais naturais, se gosta mais de roupa vá atrás disso, se seu lance é comida compre orgânicos, aproveite melhor o seu alimento. Fazer o que é mais seguro para você facilita o processo.
    5. Não transforme a sustentabilidade como mais uma forma de consumismo – falo sobre como os canudos reutilizáveis muitas vezes é apenas uma moda, e que as pessoas usam sem entender o impacto real. Tudo bem se você já foi uma dessas pessoas, por que o sistema nos leva a querer se encaixar, e quanto mais informações temos, entendemos que tudo bem ser do seu jeitinho. Não vá correndo comprar um kit, trocar todo o armário ou jogar tudo o que é de plástico fora, aproveite o que você tem.
    6. Valorize aquilo que você tem – um dos problemas que temos é a quantidade do que é jogado fora. Pegue o garfo, a faca e um pedaço de pano da sua casa e transforme isso no seu kit zero.
    7. Seja criativo – adapte opções, use mais de uma forma a sua roupa, acessórios, use a comida de uma maneira diferente. O mundo precisa que a gente se questione, reveja, usemos os recursos que nos são dados com criatividade, inteligência e amor.
  • Não existe um passo pronto.
  • Faço uma revisão dos 7 passos para ser mais sustentável.
  • Agradeço e peço para me mandar dúvidas, pois, é isso que me impulsiona.

Espero que tenha gostado do vídeo.

Grande beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s