Aluguel de bicicleta em Paraty, conheça lugares exclusivos da cidade.

Sempre que os turistas chegam em Paraty, existem 2 meios de transporte que são os mais utilizados, os carros e os barcos.

Paraty é conhecida não só pelo seu lindo e cultural Centro Histórico, mas também pelas suas incríveis praias de difícil acesso. Por isso é muito comum que os turistas façam os passeios de barco pela região, mas existe uma maneira alternativa, que poucas pessoas utilizam, e que te leva para lugares exclusivos.

Alugar uma bicicleta é uma tarefa relativamente fácil, mas alguns pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na sua experiência. Por isso fui atrás da melhor indicação que encontrei aqui em Paraty e te trago hoje um bate papo com o Alison e a Bia da Sou + Bike, para que você possa conhecer as pessoas por trás dessa modalidade, e entender como alugar uma bicicleta em Paraty pode fazer a diferença na sua viagem.

A história

Um jovem casal de São Paulo, viviam suas vidas no estresse cotidiano de uma grande cidade, até que o Alison teve um colapso nervoso em plena Avenida Paulista, descobriu que tinha desenvolvido Síndrome do Pânico devido a grande carga de trabalho e pressão do dia a dia que enfrentava como publicitário. Depois desse episódio o casal entendeu era hora de recomeçar, e em 2012 mudaram para Paraty.

A ideia inicial do Alison e da Bia era de abrir uma agência publicitária na cidade, mas logo de cara perceberam que isso não ia rolar. Começaram então a trabalhar com turismo e gastronomia, onde se encantaram com as novas oportunidades e conheceram uma versão nova deles mesmos.

A paixão do Alison pela bicicleta começou lá na infância, e quando adulto sempre que podia ele usava não só para lazer, mas como meio de transporte. A paixão era tanta que a primeira coisa que o casal fez ao chegar em Paraty foi vender o carro e comprar duas bicicletas. A locomoção por bicicleta na cidade fazia todo sentido, belas paisagens, ruas com poucas ladeiras, liberação de endorfina e aumento de serotonina (ótimos para saúde mental), e claro, economia financeira.

O que eles não esperavam é que essa paixão viraria um negócio. A Bia, que trabalhava na praia Jabaquara, vivia recebendo pedido de hóspedes para aluguel de bike e ela sempre tinha que encaminhá-los para o centro da cidade, foi um hóspede que sugeriu que eles alugassem ali mesmo naquela praia. Ela lançou a ideia para o Alison, que topou, pegaram o cartão de crédito e compraram 5 bicicletas de passeio.

A Sou + Bike surgiu em 2014 assim, pequena, como um teste, em um ponto na praia do Jabaquara. Com a internet o projeto foi alcançando mais pessoas que queriam vivenciar Paraty com calma, liberdade e exclusividade.

As verdinhas preparadas para a aventura

Com o tempo a demanda foi crescendo, e surgiram grupos que queriam se aventurar pelas trilhas, por isso eles começaram também a explorar o turismo de aventura. Hoje a Sou + Bike tem no portfólio 18 bicicletas de passeio e 14 mountains bikes, e recebem grupos do mundo inteiro que querem apenas passear ou explorar as trilhas que levam para praias e cachoeiras de difícil acesso.

Para o Alison e a Bia trabalhar com algo que são apaixonados não tem preço, é diversão e trabalho caminhando de mãos dadas, isso fez com que eles pudessem se engajar mais nas questões sociais e ambientais da cidade, criar vínculos e ajudar no desenvolvimento da mesma.

A Bia também está à frente de um grupo de remo, onde existe a opção de aulas semanais para os moradores, ou os passeios para turistas. Inclusive, este grupo de remadores da região estão indo para a 5ª edição da Remada Ecológica. No ano de 2018 eles recolheram 1,2 toneladas de resíduos sólidos em apenas 3 horas! Assustador, não é? Mas que bom que existem pessoas como o casal e outros morados que estão tomando frente a iniciativas como essa.

Só amor por este pessoal

O próximo objetivo é fazer uma Pedalada Ecológica, acompanhe a página deles para receber as novidades.

Andar de bicicleta em Paraty

Paraty é um ótimo lugar para andar de bicicleta em qualquer nível de pedal que você esteja. Aqui estão 7 motivos para andar de bicicleta em Paraty

  1. Na cidade existem muitos restaurantes bons e você vai querer queimar essa comida extra rsrs;
  2. As ruas são planas de uma maneira em geral e as ladeiras que existem raras vezes são íngremes;
  3. As estradas possuem um acostamento largo, são cercadas pela Mata Atlântica e são um passeio por si só;
  4. Existem muitas praias e cachoeiras que você não acessa de jeito nenhum ou com muita dificuldade de carro;
  5. A gasolina aqui é muito cara, vai uma boa economia não usar o carro;
  6. É uma maneira de você contribuir com a preservação não só da região, mas do mundo.
  7. A natureza aqui é muito rica, e é como dizem por aí, “O que importa não é o destino e sim o caminho”.

Aluguel de bicicleta em Paraty com a Sou + Bike

Para o alugar bicicleta em Paraty com a Sou + Bike existem algumas opções:

  • Por hora;
  • Diária;
  • Pacote com mais de uma diária e desconto progressivo;
  • Experiências personalizadas.

As experiências personalizadas incluem qualquer nível de pedal que você está, e elas podem variar desde algumas horas, até um roteiro mais completo durante alguns dias. Aqui o Alison te guia para praia, cachoeira ou outro lugar de preferência, e te leva lanche, snacks, água e isotônico.

O que está incluso no aluguel da bike

  • Suporte 24 horas;
  • Capacete, cadeado e uma aulinha com orientações para pedalar em segurança. (Já imagino você torcendo o nariz para esses itens, mas lembre-se sempre o quanto é necessário estar em segurança para não estragar a sua viagem.);
  • Eles levam e buscam a bicicleta onde você está hospedado;
  • Eles tem um check-out estendido em relação às outras agências, a diária vai até as 22h00.

Estes são os itens básicos, e são acrescentados mais itens como o guia e alimentação, dependendo da experiência que você fecha.

Como alugar

Você pode alugar através do Whatsapp deles.

Fale que você tem o cupom de desconto #porumrecomeco e ganhe 10% de desconto.

Hospedagem e aluguel de bicicleta em um passeio exclusivo em Paraty

E aqui vem notícia boa! Sempre trago aqui para vocês as opções mais sustentáveis que encontro por onde passo, e para que a sua viagem seja ainda mais completa e sustentável, o Por Um Recomeço fez uma parceria com a Pousada Pontal Gardens e a Sou + Bike.

A Pontal Gardens é uma pousada localizada na praia do Pontal, a 10 minutos de caminhada do Centro Histórico. Ela tem princípios sustentáveis, como fossa biodigestora, painéis solares, garrafas de vidro ao invés de plástico, guardanapos de panos ao invés dos descartáveis, saquinhos de papel no banheiro, entre outras coisas.

A pousada também possui um espaço em Paraty-Mirim para acesso exclusivo dos seus hóspedes, o Pontal da Figueira, que está localizado em uma área de proteção ambiental, beira-mar, em frente a Ilha da Cotia e próxima do Saco do Mamangua. Lá você poderá curtir acesso exclusivo ao mar, ver os peixinhos e tartarugas que ficam na encosta, descansar na rede, andar de caiaque ou stand-up, e fazer um lanche ou almoço com ingredientes locais e orgânicos.

Você pode se hospedar na Pousada Pontal Gardens e fazer o passeio com a Sou + Bike até o Pontal da Figueira, com um desconto especial usando o voucher do blog.

Entre em contato através do e-mail pontaldafigueira@pontalgardens.com ou Whatsapp para saber as opções de pacote. Aproveite também o cupom de 10% de desconto.

Aluguel de bicicleta, uma viagem sustentável

Ok, é preciso muito preparo para viajar a longas distâncias de bicicleta, mas já te provei aqui que o viajar de bicicleta pode ser muito divertido, interessante e você ainda ajuda a diminuir a pegada de carbono e impacto que os outros transportes deixam por onde passam.

Precisa de mais alguns motivos?

  1. Melhora a saúde física, mesmo que seja como meio de transporte, você continua estimulando o seu corpo.
  2. Melhora a saúde mental, com os hormônios que são liberados.
  3. Reduz não só a poluição atmosférica como também a sonora.
  4. É preciso menos intervenções nos acessos e vias do que com outros meios de transporte.
  5. Diminui o risco de acidentes no trânsito.
  6. Incentiva o poder público e privado a investir neste transporte, assim como na educação da comunidade para o mesmo.
  7. Te dá mais liberdade de horário e mobilidade.
  8. Ajuda a apreciar com calma e conhecer melhor a cidade.

Espero que este post tenha te animado para experimentar Paraty de bicicleta, este tem sido o meu meio de transporte na cidade e está sendo mágico. Quem sabe não nos encontramos por aí?

Carinha de plenitude com a bicicleta.

Quer saber um pouco mais sobre mobilidade de bicicleta?

No site Bicicleta nos Planos você encontra estudos, infográficos e dados sobre várias cidades e suas ciclovias no Brasil.

Abraços!

Um comentário sobre “Aluguel de bicicleta em Paraty, conheça lugares exclusivos da cidade.

  1. Pingback: Paraty roteiro sustentável – o que fazer | Por um Recomeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s