3 dicas para viajar sem gastar e vivendo experiências incríveis

Já estamos em dezembro, e se você é uma daquelas pessoas que está aí chateada por que a grana está curta, vou te dar 3 dicas para viajar sem gastar, ou gastando quase nada, e ainda vivendo experiências incríveis.

Se hospede de graça

É isso mesmo, existem formas de você se hospedar sem ter que gastar nada! Maravilhoso, não é?

  • Work Exchange

Este é um modelo que já existem em outros países a algum tempo, e agora está se popularizando no Brasil.

Aqui você trabalha em troca de hospedagem,e outras vantagens que dependerá do lugar e do acordo que você e o lugar farão. Essas vantagens podem ser alimentação, curso, desconto para passeios, carona da rodoviária ou outro ponto até o local e etc.

Você pode fazer isto através de sites que conectam x viajante com o anfitrião. Eu farei a minha primeira viagem neste estilo agora nas férias pelo Worldpackers, mas existem outras opções, como o Workaway,WWOOF, entre outros.

O bacana desta opção é que geralmente envolve muito aprendizado, e se você é um viajante sustentável, vai gostar de saber que muitos sítios, hostels e pousadas, que possuem iniciativas como bioconstrução, agroflorestal e etc, fazem parte destes sites.

Outra opção é entrando diretamente em contato com algum lugar que você tenha interesse, foi este jeito que já fiz duas viagens, mas ATENÇÃO, é muito importante que seja um lugar que te indicaram,já que deste jeito você não terá nenhuma empresa por trás garantindo uma maior segurança.

Você pode estar se perguntando, “mas como vou conseguir tirar férias tendo que trabalhar?”. Sim, esta é realmente uma questão, já que você não pode se esquecer que o anfitrião conta com você e seu trabalho, mas lugares assim são ambientes propícios para conhecer novas pessoas com uma visão de vida interessante, o que já é um ponto alto das férias, além de que uma grande parte dos trabalhos são apenas por algumas horas por dia, e ainda têm os dias de folga, sobrando muito tempo para curtir o descanso.

Olhe com cuidado o que o anfitrião espera de você e o que te oferece, qual é o tipo de hospedagem (mais tranquila, mais badalada…) e localização.

Sei que irá encontrar um Work Exchange que é a sua cara!

Dia de folga com as voluntárias maravilhosas que eu conheci na Cidade Escola Ayni
  • Um sofá amigo

Outra opção é usar sites que oferecem a troca de hospedagem (você deixa a pessoa ficar na sua casa e você fica na dela), ou sites onde pessoas disponibilizam um quarto, uma cama ou um sofá, onde a troca de experiências e convivência costumam ser o ponto alto.

Para esta opção eu indico o Couchsurfing, pois, ele já é um site mundialmente conhecido, muito bem estruturado, onde além de você conseguir hospedagem, há uma área de encontros onde os usuários marcam eventos ou passeios com pessoas que estão na mesma região.

Interface do aplicativo do Couchsurfing

Pegue carona

Aqui você pode usar os métodos tradicionais de carona ou algum aplicativo.

  • Aplicativo de carona

Eu uso o BlaBlaCar, que é o mais conhecido do gênero. Gosto dele por que é muito fácil de usar, existem avaliações do motorista e dos caronas, e algumas regrinhas pré-estabelecidas pelo motorista que já evitam maiores transtornos.

O motorista pode pegar mais de um passageiro se quiser, o que é ótimo para rolar um bom papo, trocas de história se ajudar a viagem passar mais rápido.

O custo da viagem é divido entre os passageiros e já é avisado antes de fechar a carona, e a maneira de pagar é acordada com o motorista. Costuma sair mais barato e mais rápido do que pegar um ônibus, com a vantagem de ser mais sustentável e também barato que pegar o seu carro sozinhx;

Interface do aplicativo do BlaBlaCar

Uma dica especial para as mulheres que viajam sozinhas é sempre olharas avaliações do motorista e ver se há bastante mulher avaliando o carona. Todo cuidado é bem-vindo.

Estas são algumas dicas básicas para você que quer viajar ainda este ano, em breve farei um post mais completo com outras dicas que exigem um pouco mais de tempo e pesquisa para o viajante.

Boa viagem!

8 comentários sobre “3 dicas para viajar sem gastar e vivendo experiências incríveis

  1. Pingback: O que é permacultura e como ela pode mudar sua vida | Por um Recomeço

  2. Pingback: Paraty roteiro sustentável – o que fazer | Por um Recomeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s